Um festival de verdadeira ação universitária
Festival da Ação Universitária que acontece em Joaçaba, promete mostrar a força e união da comunidade acadêmica em prol da cultura musical
Ação é o resultado de uma força física ou moral, ou ainda o ato, feito, obra, por fim a faculdade ou possibilidade de executar alguma coisa. Quando falamos então em ação universitária, entendemos que trata-se de uma grande mobilização de uma comunidade acadêmica e desenvolver um objetivo especifico. Em Joaçaba, no meio oeste catarinense, este objetivo é um só. A MÚSICA. Celebrar essa forma de cultura, criando a oportunidade dos mais diferentes estilos dividirem o mesmo palco, dando o significado exato a palavra diversidade e principalmente durante quatro dias respirar intensamente a música, são os ingredientes que prometem agitar o Centro de Eventos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (unoesc), dos dia 30 de setembro à três de outubro. Para consolidar as quatro noites, com grande sucesso quatros shows nacionais estão confirmados, sendo eles Fernando e Sorocaba, Biquíni Cavadão, Nenhum de Nós e Cachorro Grande. “Nosso maior objetivo é congregar em um único lugar boas atrações musicais a nível de Brasil e principalmente novos talentos de nossa região” disse o presidente do DCE Vinicius Saibro que está a frente da comissão organizadora.
O Movimento Cultural Universitário mobiliza, fideliza e atrai os principais setores da sociedade brasileira. São movimentos que possuem a força e efetivamente tem o poder de mudar a cara do Brasil. É o período capital na formação de qualquer pessoa, e isso deve ser aproveitado ao máximo, sob todos os aspectos, para formar profissionais conscientes, competentes e criativos, agentes de transformação da sociedade. Por isso, a arte é um caminho para o desenvolvimento do país, uma arte que sensibiliza, aproxima, encanta e que também desperta consciência e senso crítico do individuo e da sociedade. O Festival Sul Brasileiro Ação Universitária, FAU, nasceu para contemplar todos estes itens. Com a sua realização, a organização pretende apresentar para o público um grande festival, com muita música, atrações culturais e colocá-lo no calendário dos eventos voltados aos acadêmicos do Brasil.
Realizado nas dependências da UNOESC, com o objetivo de oportunizar o aprendizado e a divulgação de novos talentos musicais universitários e secundaristas da região Sul do Brasil, valorizando todos os estilos musicais, integrando universitários, comunidade, público do ensino médio da região e a Universidade através da cultura e da arte. “ O Fau é isso, um espaço único na região do meio oeste catarinense, onde toda a comunidade acadêmica tem seu espaço garantido para o encontro da arte.” Acrescentou Vinicius.
A PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento, ficará por conta do show nacional, Fernando e Sorocaba, a partir das 22 horas. Já no dia primeiro de outubro, acontece a primeira eliminatória do festival de musica, com mais de 60 composições sendo 30 músicas por dia, a partir das 20 horas. Logo em seguida show nacional com a banda Biquíni Cavadão. No dia dois realiza-se a segunda eliminatória e mais uma atração de peso, os gaúchos do Nenhum de Nós. Dia três, último dia de evento, acontece a fase final do festival e o último show nacional, com a banda Cachorro Grande.
Além das atrações principais, no dia dois e três de outubro, uma tenda especial da Café Pinhão, levará mais uma opção aos universitários e público presente, com a apresentação da dupla Álvaro e Daniel, Santo Grau e mais dj´s nas duas noites.
A estrutura contará com estacionamento privado no pátio do Centro de Eventos com segurança, onde o cartão poderá ser adquirido antecipadamente no DCE e no Café Pinhão. Um novo formato de bar e alimentação foi planejada, para que todo o público seja bem atendido.
Os ingressos podem ser adquiridos no DCE da Unoesc, Café Pinhão, Colcci, Shak´s, Cantina Universitária, Cantina do Campus II e Tim Globo Digital. Demais informações poderão ser obtidas no site oficial do evento, www.fau2009.com .
Obs: A Prefeitura de Joaçaba, presta total apoio ao evento, através da diretoria de eventos e da Assessoria de Comunicação Social.