Alunos da rede municipal de ensino de Joaçaba participam do curso de protetores ambientais.

Trinta e dois alunos da rede municipal de ensino de Joaçaba já estão participando da capacitação oferecida pela Policia Militar Ambiental. A aula inaugural do curso protetores ambientais aconteceu na ultima sexta-feira(11), onde os pais também puderam participaram para conhecer o cronograma. Todos os alunos irão receber fardas para as aulas, divididas entre praticas e teóricas, com orientações voltadas a preservação da fauna e da flora. Saídas de campo serão programadas para aproximar a teoria da realidade. As aulas serão desenroladas em um período de três meses com término previsto para o dia 11 de dezembro.

O projeto de autoria da Polícia Militar Ambiental do Estado conta com a participação de 32 estudantes de 10 escolas da rede pública municipal de ensino de Joaçabaa. Foram selecionados jovens na faixa-etária entre 12 e 15 anos, tomando por base seu histórico escolar. Os participantes terão noções básicas sobre a biodivesidade, flora, fauna, poluição, lixo, agricultura, solo, pesca, recursos hídricos, educação ambiental, drogas, trânsito, DST, entre outras disciplinas teóricas e práticas.

Serão 120 horas/aulas com policiais ambientais e profissionais que atuam em áreas ambientais. Depois de capacitados, os estudantes vão atuar como protetores ambientas, como multiplicadores juntos às unidades escolares. Eles estarão aptos a desenvolver atividades educativas e práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, além de participarem de eventos e atividades relacionadas às datas comemorativas e campanhas educativas.

Para o Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, a capacitação dos protetores destina-se à informação e, acima de tudo, à formação básica na atividade de preservação e defesa do meio ambiente. "Apoiar e possibilitar que nossos alunos participem de ações como essa, nos impõe muita responsabilidade. Mas temos a certeza de estarmos fazendo nossa parte, preocupando-se com o meio ambiente, e proporcionando aos nossos alunos, o selo e o respeito pelos recursos naturais. O resultado veremos em alguns meses,” diz.