Joaçaba realiza sessão cívica em comemoração ao dia da Pátria neste dia 7 de setembro.

Mesmo sem desfile cívico em com o mau tempo, os 187 anos de Independência do Brasil foram comemorados no município.

A manhã desta última segunda-feira (7), Dia da Independência do Brasil, foi marcada por um ato cívico, na praça Adolfo Konder em frente à Prefeitura, reunindo alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município. O público pode acompanhar apresentações culturais, como música, poesia, e uma série de outras atividades cívicas.

As comemorações que aconteceram durante toda a semana que antecedeu o dia 7, encerram nesta segunda-feira, dia da Pátria, com uma Sessão Cívica de encerramento, as 10hs (manhã), com a extinção do fogo simbólico e arreamento da bandeira, com a presença de soldados do Tiro de Guerra e da fanfarra de 3 escolas municipais, do CERT – Centro Educacional Roberto Trompowski, EEB Dulce de Queiroz e EEB Julieta Lens Puerta.

Neste ano, a comissão organizadora do desfile cívico de 7 de Setembro decidiu pelo cancelamento do evento que ocorre tradicionalmente da Avenida Xv de Novembro, com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus da Gripe A (H1N1). Para comemorar os 187 anos da Independência do Brasil, a comissão optou pelo hasteamento do Pavilhão Nacional durante toda a semana que antecedeu o dia 7, desde o dia 1º de setembro, às 8 horas, em frente à Prefeitura, com a presença do de autoridades do município, prefeito Rafael Laske, representantes do Tiro de Guerra e uma pequena representação de alunos da rede municipal e estadual de ensino, escoteiros, bombeiros mirins e comunidade. Durante a semana, foi hasteada e arreada a bandeira nacional, com a formação dos soldados do Tiro de Guerra, e os alunos guardaram o fogo simbólico.

O evento reuniria cerca de cinco mil estudantes e representantes de escolas e entidades. Em função de o evento reúne tantas pessoas, o Secretário de Educação, resolveu manter o estado de alerta, visando a prevenção. “Como a SME é a responsável pelo desfile, ficamos preocupados com o envolvimento das pessoas, pois reúne muitas pessoas próximas uma das outras, e considerando ainda a falta de tempo hábil para a preparação do evento; decidimos reduzir as comemorações tradicionais da data, e cancelar o desfile, como uma atitude de precaução”, esclareceu o secretário.

O ato cívico, neste ano reduzido teve como objetivo fortalecer o sentimento de civismo dos cidadãos. Segundo Sérgio Lazzarini, Secretário de Educação, “esta é uma das datas mais significativas para o Brasil, atribuindo ao cidadão a responsabilidade e amor pela Pátria, valores importantes para a formação da nossa sociedade, principalmente da juventude”, diz.  Para o 1º Sargento Marcelo da Silva Baganha, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 05-008 de Joaçaba, " neste dia rememoramos a data da Independência. É o momento em que não só relembramos o passado, mas firmamos o nosso compromisso com a Nação", ressaltou.

O prefeito Rafael Laske, ressaltou a importância da comemoração de 7 de setembro, e da participação de todos os professores, alunos, pais de alunos e da sociedade. Laske falou que a família e a escola tem muita importância na formação dos cidadãos, e ainda lembrou de suas participações em desfiles e comemorações da data. “É durante o desfile e a Semana da Pátria que trabalhamos o valor da pátria nas escolas”, avaliou.

"Nos últimos anos, temos conseguido, resgatar o sentimento de patriotismo entre a população. E as instituições que dele participam, como a Polícia, o Tiro de Guerra, têm dado o seu exemplo nessas ocasiões”, diz Laske. "Celebrando o passado estamos mantendo as tradições, cultuando tudo o que foi feito e que está refletindo no presente, para que o Brasil continue sendo esta nação soberana", completa.