Secretaria de Educação define reposição de aulas na rede municipal de ensino

Em reunião realizada na tarde desta sexta – feira (04), a Secretaria Municipal de Educação e os diretores das escolas municipais, definiram o calendário de reposição das aulas suspensas devido à propagação do vírus da Gripe A, e na adoção de uma série de medidas para prevenir a proliferação do vírus da gripe. Na reunião foi decidido que cada escola definirá as atividades a serem desenvolvidas repondo suas aulas, e a Secretaria Municipal de Educação colocará a disposição o transporte escolar, para que os alunos possam participar da reposição. Segundo a Diretora de Ensino da SME, Anda Beatriz Brancher, o cronograma de reposição das aulas é de responsabilidade e de gestão das escolas. “Inicialmente as aulas serão repostas em 3 sábados, iniciando no 19/09, e seguindo nos dias 26/09 e 24/10, deixando de reserva mais um sábado, dia 07/11”, diz. Os diretores foram unânimes em afirmar que todos os dias paralisados serão repostos, não havendo prejuízo para os alunos. “De acordo com o cumprimento da lei de diretrizes e bases da educação, Lei nº 9394, é obrigatório o cumprimento de no mínimo 200 dias letivos”, salienta Ana.

Outros assuntos estiveram em pauta na reunião com os diretores; como o efetivo cuidado com a Gripe A, que deve se estender durante todo o ano como medida de prevenção para que não ocorram novos casos; e como a Semana de Nacional de Trânsito que deve ser realizada em Joaçaba entre os dias 21 á 25 de setembro, onde deve ser realizadas palestras e atividades para alunos, pais e professores; aliando os assuntos abordados com a distribuição de uma cartilha.

Foi abordada ainda, a participação da SME juntamente com as escolas em projetos, como Educando para o turismo do SEBRAE, com a participação de professores das 6ª séries das escolas municipais, e ainda sobre o PROERD – Programa Educacional de Resistência as drogas e a violência, onde são realizadas palestras nas escolas, destinadas as 4ª séries.Outro tema abordado na reunião foi a recontagem dos dias efetivos e letivos do calendário de 2010, e já marcado o dia de retorno das aulas, após as férias escolares, que deve ser no dia 17/02. Para os professores a volta será antecipada no início do mês, com a formação continuada.

O secretário da Educação, Sérgio Lazzarini, ressalta que a reposição se faz necessária para que não haja prejuízo aos alunos. “Para tanto foi realizada esta reunião com diretores da rede dando orientações com relação a reposição das aulas. É nossa intenção fazer com que todo o calendário escolar seja cumprido, evitando que as crianças sejam prejudicadas, bem como sejam cumpridos a carga horária e os dias letivos”, disse.

Paula Patussi – ASCOM