Decreto de Emergência da Gripe A chega ao fim

Depois de uma conversa com o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Grando, o Prefeito Rafael Laske definiu que o decreto de emergência, assinado visando medidas de prevenção contra a “Gripe A” em Joacaba, não será prorrogado. “O quadro está melhor e chegamos à conclusão de que não existe a necessidade daquelas medidas serem prorrogadas. Mas isso não significa que as ações preventivas irão acabar, pelo contrario elas continuaram” antecipou o Prefeito Rafael Laske.

Desde o dia 11 de agosto, estava em vigor um decreto, que determinava a realização de diversas ações que visavam principalmente evitar a disseminação do vírus H1N1 em Joacaba e região. Entre essas medidas, estavam a paralisação das aulas e a orientação para a não realização de eventos que culminassem com o aglomeração de pessoas. “Avalio de forma positiva a resposta de toda a comunidade, que entendeu nossa iniciativa e colaborou na prevenção, sem dúvida a nossa ação rápida e esse apoio da população, foram indispensáveis para que o quadro se normaliza-se” disse Laske.

Mesmo com decisão, o Prefeito faz questão de ressaltar que as medidas preventivas não devem parar. Segundo informações do secretário de saúde, Ricardo Grando, todos aqueles procedimentos, como lavar constantemente as mãos, a utilização do álcool gel entre outras deverão continuar. Mais precisamente a respeito do centro de triagem, a previsão inicial é de que ele funcione até este domingo, dia seis de setembro, como o definido em reunião do colegiado de secretários de saúde de toda a região. “Iremos ter um novo encontro na quinta-feira, para tomar uma posição final a respeito daquele local. Tudo indica, que esta data também não ser prorrogada” antecipou Grando.

Se realmente a previsão de paralisação das atividades do centro de triagem for neste domingo, os atendimentos de triagem, serão realizados nas unidades de saúde, seguindo os mesmos moldes de prestação de serviço da comunidade, já realizados na central de triagem. “Iremos comunicar a toda as pessoas, das melhores maneiras, se realmente aquele ponto base deixar de funcionar” finalizou o Secretario de Saúde.