Espaço “Arte de Olhar”, um memorial sobre Joaçaba.

A instalação intitulada “Memorial de Joaçaba", que acontece no Departamento da Fundação Municipal de Cultura e Esporte localizada na Casa da Cidadania em Joaçaba apresenta fotos, galeria de prefeitos, registro da evolução da cidade, livros de autores de Joaçaba, fotos das enchentes, história do esporte, teatro e Frei Bruno. O evento, instalado nesta sexta-feira, com a presença de vereadores e do Prefeito Rafael Laske, marcou a abertura da Semana do Município, uma realização da Prefeitura de Joaçaba em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Esporte, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do resgate histórico da cidade.

Para o Prefeito Rafael Laske, “esse memorial é a reconstrução da época de modo participativo, nesse processo, os visitantes tomam conhecimento de um outro tempo, diferente daquele em que vivem. Por meio dos objetos expostos é possível analisar costumes, estética, cultura, necessidades identificando-as com nosso cotidiano”, diz.

Para a diretora de Cultura, Fabíola Piovesan, "os memoriais permitem à sociedade entender o processo histórico em suas características de ordem e sucessão, duração, simultaneidade, permanências e mudanças, e caracterização de época. Além disso, quando direcionamos o olhar dos visitantes para um passado “concreto” estamos lhe dando argumentos para que eles analisem a trama complexa de elementos presentes numa determinada época”.