Crianças vivenciam histórias infantis como pequenos quituteiros.
Da exploração da história da Galinha Ruiva, onde surgiu à vontade de fazer quitutes. Professoras e crianças envolveram-se no trabalho, onde exploraram diversos ingredientes, aprendendo ainda a utilizar pesos, medidas, quantidades e proporções. As crianças puderam manusear a massa do biscoito, modelar e fizeram os procedimentos para o cozimento. Também puderam degustar no lanche os bolinhos de fubá.
Segundo a diretora do CEI Tempo de Aprender, Gislane Gasparetto Barcella, um artigo publicado na revista A&E, da pedagoga Rosangela Borba mostra como este tipo de atividade estimula a imaginação das crianças: “O projeto pedagógico para a Educação Infantil se apóia em três eixos de atividades premeados pela afetividade, que se alternam e integram o cotidiano dos alunos. A pesquisa proporciona a descoberta do mundo, a interação com a realidade, além da iniciação ao pensamento científico e filosófico. As histórias estimulam o exercício e o prazer de ouvir, imaginar, interpretar e cantar”.
Essa atividade tem como objetivo de ser uma ferramenta a mais de auxílio no processo de aprendizagem da criança. “É o momento que ela toma consciência prática, da higiene necessária na manipulação dos alimentos, da importância de lavar as mãos antes das refeições.”, ressalta Gislaine. “Também é onde a criança aprende formas, medidas e pesos, de uma maneira deliciosa e lúdica com as atividades oferecidas que proporcionam ricas experiências de aprendizagem. Algumas outras habilidades tais como: atenção e observação, linguagem oral – vocabulário e percepção (sentidos, principalmente do paladar), também são desenvolvidas através das receitas que são aprendidas pelas crianças”, completa.