Secretaria de Educação realiza melhorias nas unidades escolares do município.

Algumas escolas retornarão as atividades com novos aspectos.

Os alunos da rede municipal de ensino encontrarão uma nova realidade em seus estabelecimentos escolares, quando retornarem às aulas, nesta quinta-feira (20). Depois da suspensão das aulas, devido a preocupação do municipio com o contagio com a gripe A, algumas escolas retornarão com novos habitos de higiene e convivencia e ainda, com algumas reformas, deixando assim o ambiente escolar mais adequado à realização das atividades. É o caso da escola Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro que dá o nome á escola; que recebeu nova pintura nas salas, e a sala dos professores reformada, ação que vai oferecer mais tranqüilidade aos alunos e aos profissionais que trabalham no local.

As outras unidades escolares também passarão por reparos. De acordo com o Secretário de Educação, Sergio Lazzarini, “as escolas do município requerem uma atenção especial, pois a cerca de uns 4 anos não passam por reformas. Além da pintura descascada, constatamos problemas hidraúlicos, de telhado, e outros, que comprometem a estrutura da escola, e as atividades”, diz.

Para a diretora da escola, Maria Figueiredo, essas reformas por qual a escola esta passando, veio em boa hora, e dará mais condições na realização das atividades, e ainda o bem estar dos alunos, que terão uma sala mais harmoniosa, com essa nova pintura.

Outra preocupação das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, foi com a epidemia de Gripe A em Joaçaba. O município adotou através de um decreto, suspender as aulas em quase uma semana. E agora antes do esperado as aulas retornarão, devido um pedido feito pelo governo estadual.

Nas 9 escolas e 4 creches municipais, muitas adaptações estão sendo feitas para receber os alunos novamente. Janelas abertas, álcool gel nas entradas das escolas, salas e banheiros, são a nova realidade de higienização que deverá ser adotada nas escolas. A recomendação geral é de que os estudantes tragam de casa alguns utensílios básicos, como garrafas de água ou copos, para uso individual, que deverão ter identificação com o nome e série, para que não sejam misturadas.

Segundo o Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, “bilhetes com recomendações serão distribuídos aos 2700 alunos do município, juntamente com outros cuidados especiais que passarão a fazer parte da rotina dos alunos da rede municipal”, diz.

Usando álcool líquido, as serventes foram orientadas e estão fazendo a limpeza das salas para o recomeço das aulas amanha quinta-feira, dia 20.

A Secretaria Municipal de Educação, esta recomendando que o álcool gel seja utilizado em pelo menos dois momentos distintos, na entrada da escola e no recreio. Segundo Lazzarini, “o produto comprado, álcool gel, é econômico, pois aliado ao seu uso, os alunos serão instruídos a lavagem das mãos”, diz.