Rede de ensino municipal retorna às aulas na próxima quinta -feira dia 20.

As escolas da rede de ensino municipal e instituições privadas de Joaçaba, que tiveram suas atividades suspensas devido prevenção de contagio do vírus da gripe A (H1N1), retomarão as atividades nesta quinta-feira (20). A decisão foi tomada no fim da tarde desta terça-feira (18), em uma reunião na AMMOC – Associação dos Municípios do Meio Oeste. A decisão A decisão foi tomada em reunião extraordinária da AMMOC que contou com a presença dos prefeitos, do secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba Jair Lorensetti, do diretor geral da SDR Mauro Mauricio da Silva, do secretário executivo da AMMOC Carlos Brustolin e secretários de Educação, e foi baseada em dados técnicos analisados pela AMMOC, no encontro com prefeitos, o governador Luiz Henrique da Silveira e o Secretario do Estado da Saúde, Dado Cherein, que mostraram uma tendência de estabilização dos casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). Outro fator considerado foi a necessidade de se diminuir os prejuízos sociais e educacionais provocados pelo adiamento das atividades escolares e das creches.

Mesmo com as alterações, o decreto nº 3412 de 11 de agosto de 2009, declara situação de emergência permanece em vigência, continua mantida a suspensão dos eventos públicos até o dia 31 deste mês.

Apesar do retorno às aulas, servidoras municipais gestantes ainda não voltarão ao trabalho. Conforme decreto, elas seguirão de licença, a princípio, até o dia 31 de agosto. A Secretaria de Educação que todos os professores e funcionários da rede municipal estão preparados para monitorar e atender casos de suspeita da gripe A (H1N1) observados em alunos.

Ao todo, as escolas municipais de Joaçaba somam 2700 mil alunos. Segundo a Secretaria de Educação, o transporte escolar também voltará normalmente, e quanto a reposição das aulas, após esse recesso, o calendário letivo da rede ainda não foi reajustado. A regularização deve ser definida nos próximos dias.

Segundo o Secretário de Educação, as orientações continuam sendo as mesmas, “como a higiene, na lavagem das mãos, na limpeza de carteiras, no uso do álcool gel e ainda manter as salas arejadas, e a chamada etiqueta da tosse, com a proteção das narinas e boca ao tossir ou espirra; que continuarão sendo repassadas pela Secretaria de Saúde e pelos professores”, diz. "Outra orientação importante, é que a qualquer sintoma de gripe, os pais não mandem seus filhos as unidades escolares”, completa.