Festividades dos 92 anos de Joaçaba serão transferidas.

Joaçaba: 17/08/2009 – A exemplo do que ocorreu em todo o país, eventos com grande aglomeração de pessoas foram cancelados ou transferidos. Com Joaçaba não foi diferente, eventos como a comemoração dos 92 anos de emancipação do município e eventos que iriam ocorrer na cidade, neste mês de agosto, tiveram suas datas alteradas, devido a propagação do vírus da gripe A.

O diretor de Eventos da Prefeitura Municipal de Joaçaba, José Otávio Calliari Filho (TUTI), está otimista quanto à realização de alguns eventos, nos próximos meses, que estavam previstos para ocorrer no mês de agosto, “iremos remarcar outras datas para que eles ocorram, porém temos que ser realistas, por isso essas medidas de prevenção são importantes, como essa transferência de eventos, aulas e atividades, enfim; pedimos paciência a população e aos promotores dos eventos, pois eles irão ocorrer, só que em outras datas”, diz.

A transferência dos eventos foi debatida em uma reunião com a defesa civil, Secretaria de Saúde, lideranças, e consta no decreto que declara "situação de emergência" no município de Joaçaba, em face da ameaça da contaminação pelo vírus "Influenza A" (H1N1)." Assinado em 11 de agosto, o decreto suspende até 31 de agosto qualquer evento que tenha grande aglomeração de pessoas.

José Otávio salienta, “iremos manter os atrativos do calendário, porém em datas diferentes, serão os mesmos eventos, nos mesmos locais e datas, se não tiver mais casos da gripe no município. Alguns eventos tinham o foco em agosto, e não serão feitos”.

“Essa situação, de cancelamento ou a transferência dos eventos é incomoda, porém necessária para frear casos de contaminação da doença”. Uma boa notícia segundo José Otávio, “é que em recente conversa com o Deputado Jorginho Mello, conseguimos recursos para realizar outros eventos, contemplando os que não estavam no calendário. O deputado afirmou que os recursos virão, e prometeu recursos na ordem de R$ 100 mil, para a complementação das festividades”, completa.

Para o Prefeito Rafael Laske, “a medida de cancelar ou transferir eventos, visa somar esforços no sentido de que se evite, tanto quanto possível, a aglomeração de pessoas, que juntamente com as condições climáticas deste período do ano, é um fator facilitador da transmissão sustentada do vírus da gripe”, diz.