Secretaria Municipal de Educação realiza reunião pedagógica e divulga data para volta às aulas.

A reunião pedagógica que reuniu os diretores das escolas e creches municipais, também divulgou a data de retorno às aulas.   

Na manhã desta sexta-feira (14), a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, reuniu os diretores das escolas e creches municipais, a fim de discutir ações pedagógicas para este segundo semestre de 2009, e para o ano de 2010. Os diretores ainda foram informados da data para a volta às aulas, que será o que determina o decreto nº 3412, que declarada situação de emergência no município, e que determina que haja a paralisação das atividades escolares até o dia 23. Ficou definida a data de 25 próximo, terça-feira, para o retorno das aulas no município de Joaçaba, já que no dia 24, foi antecipado o feriado municipal. Ainda segundo o decreto, esse prazo sofrer alteração de acordo com a evolução e gravidade da situação. 

Para o retorno as aulas a SME montou cronograma onde todas as escolas receberão orientações de prevenção, cuidados e precauções como, não receber alunos doentes, adequar ambientes como banheiros, sempre com sabonete e álcool em gel, e que bebedouros coletivos sejam desativados, mantendo ainda os ambientes com alta circulação de pessoas sempre com janelas abertas, para a circulação e renovação de ar. 

De acordo com a Diretora de Ensino da Prefeitura Municipal de Joaçaba, Ana Beatriz Brancher, a equipe da SME, esta tomando medidas para prevenção ao contágio da doença, com orientações aos professores e alunos, quanto à higiene e cuidados. “As equipes escolares estão preparadas para o retorno das aulas, mas mesmo assim estaremos promovendo uma orientação maior com a ajuda da Secretaria de Saúde, na recepção dos alunos, com máxima higiene e etiqueta, seja ao tossir ou espirrar, levando a mão até o rosto”, diz.  

Segundo o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, os dias e aulas perdidas, poderão ser repostas, com o cumprimento do calendário letivo, que propõe 210 dias de trabalhos, “mostrando que mesmo com a paralisação – uma medida de segurança adotada pelo município -, poderão ajustas as atividades perdidas a alguns dias as mais no mês de dezembro”, diz. Lazzarini ainda salientou que, “com base no decreto devem-se continuar a dispensa das grávidas enquanto perdurar a situação de emergência, por se tratarem de um grupo de risco, diz. 

Até o dia 25, as escolas prepararão seus ambientes, para um retorno com segurança, orientando professores, alunos e pais, aos cuidados que todos terão que ter a partir de agora, com higiene e atitudes de etiqueta, a fim de prevenir o contagio da “Gripe A”, com o auxilio da Secretaria de Saúde. 

Os municípios de Herval d’ Oeste e Luzerna adotaram a mesma data para o retorno das aulas.  

TRABALHOS PEDAGÓGICOS 

Outros assuntos estiveram em pauta na reunião, como a preparação do plano de municipalização, com a transferência das escolas estaduais para as prefeituras.

De acordo com o Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, a partir de 2010, as matrículas do 1º ano serão municipalizadas. “Os alunos serão da rede municipal, mas as aulas serão dadas nas escolas do Estado, com o professor pago pela Prefeitura. Em 2011 serão o 1º e 2º ano e assim sucessivamente até completar o ensino fundamental. O Estado ficará apenas com o Ensino Médio. Toda a estrutura do Estado será usada, somente não pagaremos o professor”, explicou.

Em 2013, o município assumirá integralmente, com a criação da escola pública catarinense, através da unificação das redes estadual e municipal de ensino.  “O objetivo é promover um salto na educação e na valorização do magistério em todo o estado”, salienta Lazzarini.

De acordo com a Diretora de Ensino da Prefeitura Municipal de Joaçaba, Ana Beatriz Brancher, essa mudança na educação, promoverá várias mudanças, como o pagamento dos professores, que continuarão com o plano de cargos e salários do Estado, e ainda a criação de núcleos escolares, formando uma rede que irá beneficiar o ensino municipal. As escolas estarão separadas por séries, mas estarão ligadas, e sofrerão adequações em seus espaços.

A Secretaria de Educação do município de Joaçaba, já fez a solicitação de 3 unidades escolares de Ensino Estadual, a Escola Estadual Básica Irai Zílio, Luiz Dalcanalle e Passos Maia. Esta última encontra-se em discussão, pela necessidade de a SDR construir um novo centro administrativo; já a Secretaria de Educação pretende na unidade da Vila Pedrini, na Escola Passos Maia, preservar a edificação apenas adaptando-a para crianças de 4 a 5 anos. Passando para o local o CERTINHO, que hoje funciona no centro de Joaçaba, na Av. Barão do Rio Branco.  

FORMAÇÂO CONTINUADA 

Foi ainda abordada na reunião, a profissionalização dos docentes, através de formação continuada, que será promovida pela SME. Segundo Mercedes Luiza Nascimento, Coordenadora Pedagógica de 1° a 9° ano da SME, os professores serão orientados principalmente do novo ordenamento constitucional e legal sobre o sistema educacional municipal de ensino, do Plano Municipal de Educação, do Currículo e avaliação e Matrizes curriculares de ensino. “Esta profissionalização vem de encontro com o que a administração preconiza, que o município seja também destaque pedagogicamente. Caberá a SME a execução e ao CME a deliberação.  Serão formados grupos de estudo, envolvendo o projeto político pedagógico, em educação infantil, educação fundamental e de programa sócio ambiental. Além do resgate do sistema do Plano Municipal de Educação”, diz.  

Além disso, a SME já prepara a equipe gestora das escolas, para a Prova Brasil, que será aplicada de 19 a 30 de outubro, e que avalia o desempenho dos alunos, avaliando ainda competências, habilidades e as dificuldades de aprendizagem. Ao conhecer o desempenho dos alunos, o diretor tem como saber a real situação da escola em relação às demais. Os resultados da Prova Brasil permite aos dirigentes das escolas, inclusive, trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade. 

EVENTOS SME EM 2009 

Em pauta na reunião, os eventos que a Secretaria Municipal de Educação realizam anualmente, como a Feira do Livro, e o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, que contará com desfiles das escolas e ainda asteamento da bandeira brasileira. Ainda foi incluído no calendário de eventos deste ano uma Mostra Integrada que acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, no Pavilhão Frei Bruno, juntamente com a Feira do Livro, que contará com apresentações cientificas e culturais. 

EDUCAÇÃO 2010 A Diretora de Ensino da Prefeitura Municipal de Joaçaba, Ana Beatriz Brancher apresentou na reunião pedagógica, o calendário do ano letivo de 2010, a proposta foi apresentada aos diretores de forma provisória, e antecipada, para que as atividades comecem a ser pré- agendadas ainda neste ano. 

As matrículas e rematrículas para o ano de 2010, também estiveram em pauta na reunião, já que a municipalização começará a ser realizada neste ano, partindo da 1ª série. Ficou definida que serão divulgadas as ofertas de vagas das escolas para a população.    

 

ASCOM: PAULA PATUSSI