Comissão de Defesa Civil de Joaçaba aprova decreto de Emergência

Para Prefeito Rafael Laske, decisão teve que ser tomada por um consenso da comunidade representada pelos membros da comissão

Joaçaba: 10/08/09: A sala de reuniões do Gabinete do Prefeito de Joaçaba, ficou lotada com a presença dos membros da Comissão de Defesa Civil da cidade, que se reuniram no final desta segunda-feira, dia 10 de agosto. Em pauta, a decretação da situação de emergência na cidade de Joaçaba, em virtude de facilitar os atos de prevenção contra os impactos da “Gripe A” na cidade. “ O Prefeito Laske, quer que essa decisão seja tomada de forma democrática e conjunta com todos os representantes da cidade. Não se pode tomar um decisão isolada é preciso se pensar na cidade como um todo e por isso a participação dos membros da comunidade se faz de suma importância” abriu a reunião o vice-prefeito de Joaçaba, Joventino de Marco, que comandou o encontro, na ausência de Laske, que retornava de viagem a capital do Estado.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Grando, aproveitou a oportunidade para dar um balanço das ações preventivas, iniciadas já antes do final de semana, como a instalação do centro de triagem. Já o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha, Adgar Bitencurt procurou deixar claro de que os HUST está atuando em sua capacidade máxima e que existe a necessidade da cidade está pronta, caso o vírus circule pela cidade. A diretora do Serviço Intermunicipal de Saúde, Elizabet Sartori, lembrou que existe a necessidade de monitoramento do clima, para que ações preventivas aconteçam de fato. “Se temos um variação muito acentuada do clima é obvio que estaremos mais vulneráveis a gripe” disse.

O chefe de Gabinete do Prefeito Rafael Laske, procurou deixar claro, que a situação de pânico em alguns casos já está presente, porém, o que precisa se fazer é deixar claro a toda a comunidade, que está se falando em medidas preventivas. “Por isso a importância de se discutir amplamente a situação de emergência, para que o Poder Público tenha mais poder e facilidade na realização de ações importantes em momentos como esse” disse Eli Martins.

Depois de outros membros da comissão exporem suas opiniões a respeito do decreto de situação de emergência, o vice Prefeito, Joventino de Marco, colocou o decreto em votação, sendo que o mesmo foi aprovado por unanimidade, exatamente às 18horas e 55 minutos.

O modelo de decreto segue a orientação realizada na reunião da tarde desta segunda-feira na Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense. Fica determinado, a partir da assinatura do Prefeito Rafael Laske, que deverá acorrer nesta terça-feira (11), define que os prazos para as aulas serem suspensas é até o dia 23 de agosto.

Um dos pontos mais polêmicos do texto, diz respeito a eventos que promovam a aglomeração de pessoas, que deverá se estender até o dia 31 deste mês, o decreto diz. “ Fica vedada toda e qualquer forma de aglomeração de pessoas, capa de acarretar em disseminação do vírus influenza A (H1N1), ressalvo casos com apresentação de plano de contingência, formalmente aprovados pela Vigilância Sanitária do Município.”.

Segundo os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde, até às 16 horas, 96 atendimento foram realizados na central de triagem de Joaçaba. Para o secretário Grando, até o final do período de atendimento no primeiro dia, deverá ser contabilizado mais de 110 atendimentos. Desse total, mais de 90% não apresentavam sintomas claros da “Gripe A”.