RELEASE – Aulas e atividades do setor social são canceladas em Joaçaba.
As ações relacionadas a medidas de prevenção contra a “Gripe A”, foram adotadas na manhã desta segunda-feira (10). Por determinação do Prefeito Rafael Laske, o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, determinou que a partir desta terça-feira (11), todas as aulas da rede pública municipal, que envolvem 9 escolas estarão canceladas, bem como as atividades de educação infantil, em 4 creches.
O cancelamento das aulas, para os 2700 alunos da rede municipal, segundo salienta Lazzarini é por tempo indeterminado. Apontando a vulnerabilidade das crianças como justificativa para a suspensão, o Secretario enfatiza. “Estamos preocupados, pois o município muitas crianças, que segundo os médicos são mais vulneráveis e estão mais expostas ao vírus.” “Durante a suspensão das aulas os pais devem ficar atentos e não deixar seus filhos circulando em locais fechados e de grande aglomeração, pois não adiantará a suspensão das aulas se elas continuam circulando nesses locais”, diz.
Na mesma linha de determinação, o Secretário de Ação Social, Waldemar Ronsen Junior, determinou que a partir da tarde desta segunda-feira (10), todas as atividades do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em três núcleos localizados nos bairros: Santa Tereza, Nossa Senhora de Lourdes e Cruzeiro do Sul.“A medida visa somar esforços no sentido de que se evite, tanto quanto possível, a aglomeração de pessoas, que juntamente com condições climáticas deste período do ano, é um fator facilitador da transmissão sustentada do vírus da gripe”, diz.
Também estão suspensas as atividades em grupo no Centro de Referência da Melhor Idade e no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) que funciona atualmente na casa da cidadania.
O prazo de paralisação será definido ainda hoje, depois de reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil, previsto para às 18 horas. A Administração Municipal de Joaçaba salienta de que não existe necessidade de pânico na população e que todas as medidas estão sendo tomadas, visando exclusivamente a prevenção.
“Reforçamos a população, que continuem tomando as medidas de prevenção pessoal, bem como, em qualquer sintoma de gripe, que procure a central de triagem, localizada na ABBB, no centro da cidade. Em plantão 24 horas, durante toda a semana, com possibilidade deste prazo ser estendido por tempo indeterminado”, salienta o Prefeito Rafael Laske.
No local adaptado na AABB, uma equipe técnica formada por enfermeiros, médicos e Vigilância Epidemiológica do estado e do município, selecionarão os pacientes que se enquadram no protocolo de atendimento do Ministério da Saúde e encaminharão ao Hospital Senhor Bom Jesus, de Herval D’Oeste, destinado exclusivamente para quarentena. Só os casos considerados de risco serão imediatamente encaminhados ao HUST para internação e isolamento. Haverá também o apoio da equipe de Bombeiros, socorristas da PM e de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).