Teleconferência intensifica cuidados com a gripe A no município.

O objetivo da teleconferência, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta última quinta-feira (06), envolveu a Regional de Saúde, Secretaria de Municipal de Saúde, SDR, UNOESC, SAMU e trabalhadores da área da saúde; foi integrar o grupo em torno das ações voltadas para a prevenção e atendimento dos casos da Influenza A H1N1, ou como vem sendo chamada a doença que tanto está preocupando autoridades e população, a gripe suína. “Tivemos até o momento, 2 óbitos, confirmados da doença, de pessoas que eram de Concórdia, e estamos tratando alguns casos suspeitos, mas não podemos ficar parados esperando que a doença chegue até o município para só então agirmos. Por isso, estamos atentos a tudo o que está acontecendo e definindo algumas medidas a serem implementadas na rede municipal de Saúde”, disse o Secretário Municipal de Saúde Ricardo Grando.

Entre as medidas apontadas pela Regional e a Secretaria de Saúde, está basicamente a prevenção e para tanto foram confeccionados banners, panfletos e folders que devem ser distribuídos, principalmente, para esclarecer as diferenças entre a gripe comum e a suína e para orientar sobre o que deve ser feito para evitar o contágio.

Grando ainda ressalta que as grávidas, trabalhadoras dos setores municipais, que fazem parte do grupo de risco em que a doença atinge, serão liberadas ou recolocadas em trabalhos internos para não correm o risco de contaminação pela gripe.

“Nem um joaçabense está infectado”, afirma Grando. O município possui o remédio que é usado no tratamento da doença, o Tamiflur, é disponibilizado pela Secretaria do Estado da Saúde, ressalta o secretario, garantindo que ele é solicitado sempre que é identificado um caso suspeito. “Estamos tomando providências para evitarmos que a doença nos atinja de forma abrupta e para que os profissionais de saúde estejam preparados para atender e esclarecer nossa população”, disse.  

As demais ações estão voltadas às medidas de prevenção e orientação à população, aos profissionais de saúde das redes pública e privada e aos diversos segmentos da sociedade civil do município. No entanto, algumas condutas foram definidas, dentre elas a distribuição de um informativo aos profissionais de educação alertando quanto às formas de transmissão, sintomas e as medidas de higiene que devem ser adotadas no ambiente escolar para evitar tanto a gripe comum como a nova gripe, transmitida pelo vírus H1N1. Como também ficou estabelecida uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para a distribuição de panfletos sobre as medidas preventivas voltadas aos alunos da rede pública. 

Outra preocupação da Secretaria de Educação é com eventos que reúna grande público, como por exemplo, o FAU, Festival de Ação Universitária, que ocorre entre os dias 12 e 15 de agosto, e que reune um publico estimado de 5 mil pessoas, que virão de todos os lugares. A Secretaria do Estado recomenda que devam ocorrer adaptações no evento. Segundo a gerente de vigilância em saúde, Vanessa Coleraus, os cuidados serão redobrados, as medidas previstas e os tratamentos intensificados, pessoas que apresentarem sintomas como febre alta e dores fortes, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima, para avaliação e posterior tratamento. 

Segundo o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, salienta que a Secretaria esta tomando medidas de prevenção da doença nas escolas e creches do município. “As 13 escolas estarão recebendo nos próximos dias, material como álcool gel, para reforçar a higienização e evitar possível um possível contágio da doença”, diz.   

Vanessa ainda salienta que, máscaras devem ser usadas apenas por profissionais da saúde em locais fechados e durante atendimento a casos suspeitos. “As pessoas devem ater-se apenas aos cuidados básicos que estão disponíveis nos panfletos que estão sendo distribuídos, como: lavar freqüentemente as mãos com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; evitar locais fechados ou com aglomerações de pessoas; e ao manifestar algum dos sintomas, procurar uma unidade de saúde mais próxima. Estamos inclusive disponibilizando um telefone para plantão, ou para tirar dúvidas, que deve ser utilizado pela população, o número é  49 9133-3311”, completa. 

O Prefeito Rafael Laske, trata o assunto com tranqüilidade, e destaca, “estamos preocupados e atentos, e realizando um trabalho através das secretarias de Saúde e Educação, divulgando as medidas necessárias para evitar a doença no município. Joaçaba ainda esta imune a doença, pois não foi constatado nem um caso de Gripe A em nosso município. O chefe do Executivo afirma ainda, “tudo que precisar ser feito para evitar, prevenir e controlar esse mal, nós vamos fazer.”