Professores da rede pública municipal voltam aos bancos escolares e passam por Formação Continuada em Joaçaba

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Joaçaba iniciou um processo de formação continuada com os professores da Rede Municipal de Ensino. A capacitaçãoa foi realizada durante 2 dias. Participam do curso os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais). "A formação continuada contribui para a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho realizado na escola", comenta o Secretario de Educação, Prof. Sérgio Lazzarini.

O curso voltado para as séries iniciais abordou a alfabetização e o letramento. Já na Educação Infantil, interação entre o educador, o aprendiz e o objeto de estudo, foi o tema abordado. A iniciativa oportunizou a troca de experiência, ao mesmo tempo em que procurou mostrar a importância do trabalho de cada um dentro da instituição. O evento aconteceu durante o recesso escolar, e o objetivo maior foi preparar o grupo de professores para o segundo semestre letivo.

A diversidade de temas tratados e de atividades realizadas contou com expressiva participação dos professores, tornando tais momentos, importantes espaços de reflexão e debate sobre o processo ensino-aprendizagem. De acordo com a Diretora de Ensino da SME, Ana Beatriz Brancher, a capacitação teve por objetivo preparar o quadro de professores seguindo uma metodologia de formação continuada.  Oferecendo ferramentas eficazes para o professor enfrentar os desafios e novidades no setor educacional. "Queremos ajudar os professores a criar novas situações de aprendizagem, que sejam integradas com o dia-a-dia dos alunos. E para lidar com seres humanos – não importa se crianças ou adultos – estudar, preparar-se e atualizar-se é fundamental", observa.

"Um trabalho como este representa um verdadeiro desafio, pois, de modo geral, precisamos evoluir do discurso sobre a participação, tão presente nos meios escolares, para praticar efetivamente uma gestão participativa que leve em conta as contribuições de todos os presentes no cotidiano da escola: alunos, professores, funcionários, pais, equipe de gestão e representantes da comunidade", avalia o Secretario de Educação, Sergio Lazzarini. "A escola é um local privilegiado de formação continuada de professores. Os problemas e desafios estão ali e é nesse local também, mediante o trabalho de gestão da escola, que respostas novas podem ser criadas", completa Lazzarini.

As idéias da equipe de gestão da Secretaria de Educação incluem ainda outros trabalhos para o fortalecimento da equipe gestora das escolas para garantir a qualidade da educação municipal; e projetos para trabalhar com alunos em distorção idade/ano; socializando as experiências bem-sucedidas das escolas.