Estudos estão sendo realizados para a implantação de um teleférico no município de Joaçaba.
A idéia da implantação de um teleférico em Joaçaba há muito se cogita, e é foco de vários pontos levantados, quando se fala em turismo; tudo isso em virtude da topografia favorável e das condições físico-geográficas das cidades de Joaçaba e Herval d'Oeste. Com a conclusão recente do Monumento Frei Bruno, considerado o Terceiro maior das Américas, o município ganhou mais um atrativo de grande importância, inserindo-se no roteiro de turismo religioso estadual.
De acordo com o arquiteto da Prefeitura, Jaison Strapassola, paralelo ao turismo religioso está à possibilidade de em breve, ser reativada a estrada de ferro, gerando outro atrativo histórico voltado ao Lazer. “Imaginemos um domingo de sol, levar a família a um passeio saudosista de trem e posteriormente embarcar num teleférico que transporte de forma inusitada e divertida (remetendo aos parques de diversão da infância…), por sobre nosso lindo e sinuoso Rio do Peixe até o Monumento Frei Bruno, para de o alto podermos contemplar as duas cidades co-irmãs”, explica. “Tudo isso aliando um novo conceito de teleférico, de cabine em design moderno, bem à frente dos demais instalados em cidades como Rio de Janeiro e Balneário Camboriú, que o diferencie no aspecto estético-funcional, com elementos que potencializem seu uso, como por exemplo, o piso interno, parte em vidro, possibilitando visibilidade também do que está abaixo dos pés”, diz. A capacidade do teleférico será de 20 pessoas, 10 em pé e 10 sentadas.
Segundo o arquiteto em uma primeira etapa seria implantado o 1º trecho (Aprox. 1,2km): Com Saída da Estação Ferroviária (HO) com possibilidade de deslocamento até o Monumento Frei Bruno ou até o Morro da Cruz. Posteriormente poderia ser implantado o segundo trecho: Do Monumento Frei Bruno até o Bairro Jardim Cidade Alta, nas proximidades da Empresa Joviva Embalagens. Com o projeto foi desenvolvido até a confecção de um protótipo da cabine do teleférico, materializando em pequena escala (1:50) a idéia.
Quanto à viabilidade o arquiteto afirma que deverá haver a adesão da idéia pelos dois municípios, Joaçaba e Herval d’ Oeste, por ser um meio de transporte alternativo e também rápido, que pode ser utilizado pelos dois municípios. No momento, o município de Joaçaba estuda a possibilidade de licitar empresa especializada para implantar o equipamento e todas as instalações necessárias como torres metálicas, estações de parada, etc., com segurança e manutenção devidas. “Esta empresa teria direito a concessão de uso por tempo determinado pela municipalidade, até que o investimento de retorno financeiro a mesma. Seria uma forma de viabilizar utilizando o mínimo de recursos públicos”, ressalta Jaison.
O arquiteto já apresentou o projeto à administração municipal, aguarda apenas que o executivo analise o projeto para que então saia do papel.