Secretaria Municipal de Educação participa do II Colóquio Internacional em Educação realizado pela Unoesc.

O evento reuniu mais de 2 mil profissionais na área de Educação de todo o estado, com uma extensa programação de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e comunicações orais. Na abertura, compuseram estiveram presente o vice-reitor Acadêmico, Luiz Carlos Lückmann – na ocasião representando o reitor Aristides Cimadon; o diretor geral da Secretaria de Estado da Educação, Silvestre Heerdt; o secretário municipal de Educação de Joaçaba, Sergio Lazzarini, representando o Prefeito Rafael Laske; o prefeito de Herval d´Oeste, Nelson Guindani; a representante das secretarias municipais de Educação, Liliana D´Agostini; o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e também presidente do Colóquio, Dagmar Bittencourt Mena Barreto; o diretor de Graduação da Unoesc, Campus de Joaçaba, Ricardo Marcelo de Menezes; o diretor de Gestão e Planejamento e Finanças da Unoesc, Campus de Joaçaba, Alciomar Antonio Marins; o coordenador da Área das Ciências Humanas e Sociais, Evandro Guindani; e a coordenadora do Colóquio, Ortenila Sopelsa.

A Secretaria Municipal de Educação viabilizou, a participação de cerca de 220 professores da rede pública municipal no evento. Segundo Sérgio Lazzarini, Secretário Municipal de Educação em Joaçaba, o evento é uma oportunidade para a formação dos professores, e que refletirá diretamente nas aulas. “ Possibilitando uma melhor qualificação para os profissionais de Educação, que desenvolvam a nossa função que é de formar as novas gerações. Em condições que são fundamentais para indivíduos que iniciam sua aprendizagem, desenvolvendo assim seu carater e dignidade”.

Nelson Guindani, que esteve em nome de todos os prefeitos dos municípios congregados pela Ammoc, afirmou que as prefeituras têm que ter compromisso com ações que possibilitem uma melhor qualidade na Educação. Silvestre Heerdt, diretor geral da Secretaria de Estado da Educação, disse que o II Colóquio é uma oportunidade histórica para todos os agentes envolvidos com a Educação debatam as principais questões do ensino em todos os níveis. Encerrando a cerimônia de abertura, o vice-reitor Acadêmico, Luiz Carlos Lückmann fez uma saudação aos presentes, incentivando-os a participar ativamente do evento. “Em 26 anos de carreira, nunca vi um público tão grande disposto a debater os rumos da Educação. A Unoesc fica satisfeita em ver o desejo de todos vocês somado à vontade política dos secretários de Educação e dos diretores de escola. Com essa união, temos artifícios para melhorar a realidade do ensino em nossa região de forma definitiva”, disse.

O II Colóquio Internacional em Educação a Joaçaba, trouxe profissionais de universidades do Portugal, Espanha, Argentina e Chile na área do ensino, pesquisa e extensão trazendo como tema central “Currículo, diversidade e políticas públicas”. Como as conferencias feitas pelo, Dr. Mário Sérgio Cortela, da PUC, onde o tema foi a “Gestão, currículo e inclusão”. Com, o professor Antonio Nóvoa da Universidade de Lisboa, ministrando a palestra, “ escola hoje: bases comuns, percursos diferentes”. O evento contou ainda com a apresentação de trabalhos.

O II Colóquio Internacional em Educação e o VIII Seminário Regional em Educação favorecem o aperfeiçoamento de pesquisadores, professores e estudantes, criando espaços e dando-lhes oportunidade de expor os resultados de suas investigações. Além de compartilhar novos conhecimentos produzidos na área da educação, o Colóquio oferecer a oportunidade aos professores das redes municipal, estadual, federal e particular de aprofundamento de estudos em questões relativas ao currículo, à diversidade e às políticas públicas.

Proporciona ainda aos estudantes de graduação, especialização e mestrado um espaço de reflexão e aprofundamento das questões educacionais. Possibilitando o intercâmbio de idéias entre pesquisadores de universos culturais e disciplinares diferentes.

O II Colóquio Internacional em Educação, teve como objetivo favorecer o aperfeiçoamento de pesquisadores, professores e estudantes, criando espaços para a troca de conhecimentos e experiências. Oferecendo a oportunidade aos professores das redes municipal, estadual, federal e particular o aprofundamento de estudos, alem de possibilitar o intercâmbio de idéias entre pesquisadores de universos culturais e disciplinares diferentes.