Secretaria Municipal de Educação mantém início das aulas no dia 03, e repassa as escolas algumas medidas de prevenção para doenças respiratórias.

Em algumas cidades e estados, as Secretarias ainda não decidiram se mantêm o calendário escolar, devido a casos de contaminação da gripe A. Em Joaçaba a rede municipal de ensino segue o calendário escolar e volta às aulas nesta próxima segunda-feira, orientando as escolas quanto a doença.

Joaçaba: 29/07/2009 – A Secretaria de Educação informa que o início das aulas na rede pública municipal está mantido para a próxima segunda-feira, dia 03 de agosto. Como não há registros de alunos da rede com a gripe A, não se faz necessário o prolongamento do recesso escolar.

A Secretaria está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a fim de evitar quaisquer riscos para alunos, professores e servidores das escolas. Um comunicado com orientações de como prevenir a propagação do vírus da gripe A está sendo repassado para as unidades escolares, e os educadores já foram orientados para dar atenção especial aos alunos que, eventualmente, tenham suspeita da gripe.

O Secretário de Educação, Prof. Sérgio Lazzarini, informa que o assunto está sendo tratado com a devida seriedade, mas que não se deve fazer alarde, considerando que está é uma época em que é comum os alunos ficarem gripados, e já que também, nem um caso de gripe A foi confirmado em nosso município. “Adotando medidas simples, como manter as janelas das salas abertas, uso de lenço ao tossir e espirrar, lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia, serão repassadas as escolas e para as famílias ficarem atentas”, ressalta Lazzarini.

Com o fim do recesso escolar, e a volta as aulas, professores, diretores e alunos, estão recebendo orientações, como as principais medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias. E nessa época do ano, com as baixas temperaturas e alta umidade, é comum várias pessoas com gripes e resfriados. A grande preocupação dos municípios, estados e países, é com o surgimento desse novo vírus influenza A (H1N1), e por isso a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, esta repassando algumas informações como medidas de prevenção e controle, que devem ser adotadas, para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças agudas de transmissão respiratória, inclusive do vírus influenza A (H1N1), como:

• Higienizar as mãos com água e sabonete, e ainda com alcool gel, antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

• Higienizar mesas e superfícies com álcool.

• Proteger com lenços descartáveis a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;

• Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;

• Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados
• Manter os ambientes ventilados, deixar abertas se possível, portas e janelas, em ambientes de alta circulação de pessoas;

• Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Importante: Recomenda-se que o indivíduo doente com SG [Síndrome Gripal], se possível, permaneça em domicilio durante os 7 dias após o início dos sintomas.

b) Cuidados no domicílio

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

• Lavar as mãos freqüentemente com sabonete e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Manter o ambiente ventilado.

• Evitar contato próximo com pessoas.

c) Cuidados em Creches

• Professores e crianças devem lavar as mãos e os brinquedos com água e sabonete quando estiverem visivelmente sujas;

• Professores e crianças devem lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais, principalmente quando há suspeita de síndrome gripal;

• Professores devem observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta, principalmente quando há notificação de surto de síndrome gripal na cidade; e notificar os pais quando a criança apresentar os sintomas citados;

• Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar a transmissão da doença;

• Professores e responsáveis pela creche devem notificar a secretaria de saúde municipal caso observem um aumento do número de crianças doentes com síndrome gripal ou com absenteísmo pela mesma causa;

d) Professores gestantes, parturientes ou com filhos recém-nascidos devem ter cuidados como:

• Buscar o serviço de saúde caso apresente sintomas de síndrome gripal;

• Na internação para o trabalho de parto, priorizar o isolamento se a mesma estiver com diagnóstico de influenza;

• Após o nascimento do bebê, se a mãe estiver doente, usar máscara e lavar bem as mãos com água e sabonete antes de amamentar e após manipular suas secreções; estas medidas devem ser seguidas até sete dias após o início dos sintomas da mãe;

• A parturiente deve evitar tossir ou espirrar próximo ao bebê;

• Priorizar o isolamento do bebê junto com a mãe (não utilizar berçários);

• Os profissionais e mães devem lavar bem as mãos e outros utensílios do bebê (mamadeiras, termômetros);