Porque eles consideram a melhor idade
Joaçaba: 16/07/09: Idoso pode ser a classificação para uma pessoa de idade avançada ou popularmente velha. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento. Mas deixando de lado, questões técnicas, o que para alguns pode ser considerado o fim de um jornada, para outros é encarado como a melhor fase para se curtir a vida. “Estamos vivendo a melhor idade. Se você ver tudo o que a gente faz e a vontade que temos em aproveitar ao máximo a nossa vida, não nos chamaria de velhos” diz a simpática Noeli Reiter, de 68 anos, da comunidade de São Brás.
Noeli estava sorridente durante o almoço festivo, no Centro de Convivência da Melhor Idade de Joaçaba, nesta última quarta-feira (15), sentada ao lado de suas amigas do grupo da melhor idade da comunidade de São Brás. “É tão bom a gente poder se encontrar, conversar e fazer alguma atividade. Assim não ficamos parados deixando que coisas ruins venham a cabeça” revelou ela.
O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, todos participantes dos grupos de melhor idade de toda a Joaçaba. Segundo a coordenadora do programa no municipio, Roseli Bruschi, foram disponibilizados dois ingressos para cada grupo, que realizou o sorteio para definir quem iria participar do almoço. “Temos muito a agradecer a parceria da Rádio Catarinense, que auxiliou na realização deste evento” acrescentou ela.
Antes de servir o almoço, aconteceu a apresentação do show humoristico de Biribinha, que junto com o seu irmão, alegraram ainda mais o dia de ontem. “É preciso enaltecer a disponibilidade desses artistas, que gratuitamente vieram alegrar o dia dos nossos idosos” falou o representante da Rádio Catarinense, Nelson Paulo.
E se o objetivo do encontro era levar alegria para quem estava lá, o objetivo foi alcançado. Salete Colusso, de 57 anos e monitora do grupo de melhor idade do centro, não tirou os olhos um minuto da apresentação do artista. “É muito bom você sorrir, a gente fica mais leve mais de bem com a vida. Por mais motivos que a gente tenha para chorar, sempre é bom encontrar novos motivos para sorrir” falou.
Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, esteve no evento e fez questão de parabenizar os profissionais da secretaria de assistencia social. “É preciso pensar na comunidade como um todo. Essas pessoas com mais idade, representam uma parcela importante em nossa cidade e que merecem toda a atenção e estrutura” salientou. Já existe um projeto por parte do executivo municipal, que prevê melhorias no Centro de Convivência da Melhor Idade e que no segundo semestre deverá ser amplamente divulgado.
Tanto para Salete quanto para Noeli, todas as atividades do programa da Melhor Idade da Prefeitura de Joaçaba, vão de encontro as necessidade de uma pessoa de idade avançada precisa. “A gente vem para cá e se sente renovada. Somos muitos bem atendidos e orientadadas. Aqui nos entendemos o porque chamam esse período de melhor idade. É porque aprendemos a aproveitar o que temos de melhor, que é justamente o tempo” finaliza Noeli.