Estádio Oscar Rodrigues da Nova deve ser liberado em breve.

Depois da interdição em fevereiro e da vistoria realizada no último dia 02 de junho, iniciaram as obras de reforma no Estádio Oscar Rodrigues da Nova. Um projeto de regularização foi realizado pela AMMOC e Fundação Municipal de Esportes, para sanar os problemas estruturais do estádio. O projeto de regularização foi um pedido do Ministério Público, que avaliou as condições da sede do estádio, e levantou dados, através de vistoria e de documentos encaminhados pela Federação Catarinense de Futebol, Corpo de Bombeiros e PMSC; mostrando que o Estádio Oscar Rodrigues da Nova, não estava autorizado a funcionar aberto ao público. Em fevereiro foi assinado o Termo de Ajusta de Conduta(TAC), com a obrigação de não utilizar o local enquanto não supridas as irregularidades e fiscalizadas pelos órgãos de segurança. 

De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esporte, Roberto Francisco Wesolski, “o Betinho”, as regularizações estão sendo feitas e a liberação do estádio deve ocorrer para o próximo jogo do JAC no dia 19 de julho.  

A prefeitura de Joaçaba espera reabrir o local, para a prática desportiva, atendendo as necessidades do JAC e da comunidade. O estádio já foi palco de várias conquistas do Joaçaba Atletico Clube. Os principais pontos da reforma são a arquibancada coberta e instalação elétrica. Com essas e outras adequações que o estádio deve passar, melhorando a segurança do local, poderá receber novamente o publico. “Nos próximos dias, uma nova vistoria será realizada, por uma comissão formada por um engenheiro indicado pelo Ministério Publico e representantes do Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Federação Catarinense de Futebol. 

Para Betinho, a liberação do estádio possibilitará que várias atividades sejam feitas pela FME, que trabalha com a política de inserção e acesso ao esporte, desde as categorias de base, e o futebol amador.Com o estádio liberado, as atenções se voltam para o Ginásio Ivo Silveira, que também continua interditado. Segundo laudo técnico, o maior problema é o teto que pode desabar, devido ao desgaste da estrutura.  Para o superintendente é outra importante obra que o poder público deve realizar em breve.

O prefeito Rafael Laske salienta que a administração municipal está comprometida com a causa. “Essa mobilização da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, da AMMOC, do JAC, e de toda a sociedade, é para que o estádio além de seguro, volte a ser o palco de grandes conquistas do Joaçaba Esporte Clube”, diz. 

REFORMA

As irregularidades de estrutura que merecem correção, para que então sejam deferidas pelo Corpo de Bombeiros são:

– ausência de longarinas nos guarda-corpos;

– falta de numeração nos assentos das arquibancadas;

– ausência de degraus intermediários entre as arquibancadas;

– exposição de fiação elétrica na parte inferior das arquibancadas (em baixo);

– inadequação das escadas que dão acesso aos vestiários, haja vista serem feitas de madeira, não atendendo aos requisitos e normas de segurança contra incêndio;

– ausência de sinalização e iluminação dos portões e saídas;

– guarda-corpo junto aos gabinetes de imprensa com apenas 0,90m;

– falta de placas a com a indicação da capacidade do estádio;

– ausência de ART referente as condições estruturais das arquibancadas e instalações elétricas da edificação.