Prefeito Rafael Laske participa de formatura de alunos do Programa Jovem Aprendiz do SENAC.
Joaçaba – O Prefeito Rafael Laske participou da formatura de 33 alunos do SENAC, que participaram do Programa de Aprendizagem, pelo SENAC/SC. A formatura reuniu cerca de 100 pessoas entre familiares e representantes das empresas parceiras do programa.
O diretor do SENAC de Joaçaba, Márcio Pires de Camargo, Sonia Dambrós Chefe da Agência Regional do Ministério do Trabalho, e o Secretario de Educação, Sergio Lazzarini, também estiverem presentes no evento. O programa consiste em promover experiência aos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas da cidade. Segundo o diretor do SENAC, Márcio Pires de Camargo,” o programa tem sido um instrumento propulsor de promoção da cidadania dos jovens participantes e de conscientização da importância de seu papel para o desenvolvimento da sociedade. Os alunos aliam a teoria a pratica, em aulas no SENAC e estágios nas empresas”, diz.
O programa integra jovens de 14 a 18 anos, em um curso de 10 meses. O prefeito Rafael Laske, parabenizou os jovens formados pelo programa e lembrou a importância da experiência para o mercado de trabalho. “Sei como é não conseguir emprego por falta de experiência. Na época em que queria trabalhar não tinha experiência em nenhuma área. E hoje o SENAC está promovendo o treinamento e colocação de jovens no mercado de trabalho. Tudo graças às empresas parceiras e que apoiara o projeto, e aos jovens, que começam a decidir a carreira que querem seguir”, diz.
Para o diretor do SENAC de Joaçaba, “as mais de 844 hs de aula, viabiliza a entrada dos jovens no mercado trabalho. O SENAC proporcionou aliado a teoria e pratica, o primeiro registro na carteira desses jovens”, completa.
Cerca de 30 empresas participaram do Programa na que formou a turma 2008/ 2009, entre elas:
Agro Comercial Afubra
Bebber Comércio de Móveis e Eletrodoméstico Ltda.
Bonato Materiais de Construção Ltda.
Carboni Veículos Ltda.
Cia Latino Americana de Medicamentos.
De Marco Ltda.
Deycon Comércio e Representações Ltda.
Disauto Distribuidora de Auto Peças Ltda.
Distribuidora de Bebidas ACB Ltda.
Disbal Distribuidora Balestrin Ltda
Distribuidora de Produtos Prado Ltda.
Divel Distribuidora de Veículos Ltda.
Favaro Bebidas Ltda.
Fiorelo Pegoraro e Filhos Ltda.
J K Pneus Ltda.
Joaçaba Aço e Ferro Ltda
Joacaba Auto Ltda.
Limger Sistemas de Segurança Ltda.
Limger Empresa de Limpezas Gerais e Serviços Ltda.
Magazine Luiza S/A
Octaviano Zandonai e Cia Ltda.
Onservice Serviços Terceirizados Ltda.
Proner Supermercado Ltda Joaçaba e Luzerna.
QST Qualidade em Prestações de Serviços Ltda.
RB Supermercados Ltda.
Real Hotelaria Ltda.
Real Macro Calçados Ltda.
Scherer S/A Distribuidor de Auto Peças
Vicini Pneus
Videcar Caminhões Ltda.
O SENAC coloca à disposição das empresas cadastradas, os alunos formados pela instituição, com o intuito de atender às necessidades e demandas de profissionais qualificados. Esse serviço é gratuito, tanto para o aluno como para o empregador. Maiores informações pelo Telefone (49) 3906-5600.
O Programa Jovem Aprendiz.
O contrato especial de trabalho em que o empregador se compromete a assegurar aos maiores de quatorze anos e menores de dezoito, formação técnico-profissional metódica compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico – conforme dispõe a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 – implica direitos e deveres individuais e coletivos relativos, ao respeito à condição peculiar dos adolescentes como pessoas em desenvolvimento, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa particularidade explicita o caráter social da aprendizagem, devendo constituir fator determinante para a definição dos princípios balizadores dos programas a serem oferecidos pelo Sistema SENAC.
A organização curricular com foco no desenvolvimento de competências, conforme proposto, supõe uma pedagogia centrada na atividade do aluno e na permanente articulação do processo educativo com o mundo de sua vida pessoal e profissional, de modo a oferecer aos jovens aprendizes, condições mais favoráveis para agir em situações concretas de vida e de trabalho.
Fator importante a ser considerado na elaboração de Programas de Aprendizagem é o respeito ao dispositivo legal, que regulamenta o trabalho do adolescente, cujo preceito é o de que não sejam oferecidos programas para o exercício de atividades realizadas em locais prejudiciais à sua formação ou que ofereçam riscos à sua integridade física, psíquica, moral e social, assim como, aquelas que impeçam e/ou dificultem sua freqüência à escola.