Secretaria de Saúde de Joaçaba atinge meta de vacinação contra a poliomielite.

Os recentes dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Joaçaba, mostram que a meta de vacinação contra a poliomielite foi superada no município. Mesmo tendo ultrapassado a meta da 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), a Secretaria anuncia que as gotinhas continuarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A gerente de vigilância em saúde, Vanessa Coleraus avalia os dados como positivos, a meta era de 95%, e  Joaçaba alcançou os 103, 057%. “Queremos que todas as crianças sejam vacinadas. Quem não conseguiu imunizar os filhos durante a campanha, pode dirigir-se a um PSF mais próximo de casa e procurar a vacina”, diz.
 

Foram vacinadas 1651 crianças, até o último dia 26 de junho no município. Alguns municípios estenderam a campanha até sexta feira, para que consigam alcançar a meta. Vanessa ressalta a necessidade de os pais ficarem atentos na atualização da caderneta de vacinação da criança. “Deste modo, eles podem atualizar alguma vacina que esteja atrasada, como a tríplice viral. A segunda etapa da campanha acontece em agosto, e é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas nas duas ocasiões”, completa. 

A Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios.  A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989. Cinco anos depois, o País obteve a certificação internacional de erradicação da doença.

A Meta

O Ministério da Saúde estabelece como meta vacinar 95% das crianças abaixo de cinco anos. Na parcial nacional, divulgada no site do Programa Nacional de Imunização (PNI) foram vacinadas 11,3 milhões de crianças, de um total de 15,5 milhões previstas na meta.

O número representa 73% das crianças. Em Joaçaba o número registrado até o último dia 26 é de 1651 crianças vacinadas (103, 057%).