Secretaria de Educação desenvolverá projetos ambientais no NUPERAJO.

Na última quarta-feira (17), estiveram reunidos nas dependências do NUPERAJO – NUCLEO PEDAGÓGICO RURAL DE JOAÇABA, o secretário de Educação Sérgio Lazzarini, juntamente com representantes da UNOESC Rodrigo Lingnau, da AFUBRA Sr. Alceu, Meio Ambiente o Engenheiro Marcelo Mantovani, o Biólogo Adalberto Marcon, Assessor de Meio Ambiente Sr. Costenaro, Arquiteto Jaison Strapassola, Topógrafo Ivo, Diretora Débora Sufradini, Coordenadora Valdirene Fernandes da Silva, Professores Selmar e Cristiano, para fazer um estudo na implementação dos projetos referentes à questão ambiental. O projeto principal é a produção de mudas nativas.  Também será feita um estudo para a ampliação de rede física, com implantação de estufas, viveiros, pomar e outros. 

O Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, “devemos conscientizar os alunos de todas as comunidades escolares e seus familiares, vizinhos e toda a sociedade, sobre a necessidade de preservar o nosso meio ambiente”, diz. “Nossa qualidade de vida está diretamente ligada ao meio ambiente, portanto, se cada um de nós fizer sua parte para cuidar dele, teremos uma vida cada vez melhor, tanto no presente quanto no futuro”, completa. 

A Secretaria firmará convênio com AFUBRA, que juntamente com o NUPERAJO fará a coleta das sementes, e enviará para Santa Maria/RS, para o curso de Engenharia Floresta que analisarão a germinarão as mudas, devolvendo para a região.  Serão disponibilizadas cerca de 100 mil mudas, 2.500 mil de Herval D’ Oeste e 3.000 mil de Joaçaba. 

O professor Adalberto Marcon salientou que, “com ações simples, como evitar o desperdício de água, reciclar o lixo ou economizar energia elétrica, já contribuem para que o mundo, no futuro, viva de maneira melhor”, diz. “Todo projeto ambiental é importante, mas outros projetos poderão ser implementados pela secretaria de educação como os de compostagem e minhocaria”, completa. 

A Diretora Déborah Sufredini salientou que, 46 % dos alunos são do bairro. “Devemos desenvolver projetos ambientais com o propósito de que os pais desses alunos também se conscientizem sobre os hábitos e ações que podem prejudicar o meio ambiente”, diz. 

Palestras deverão ser feitas nas comunidades, e plantio de mudas nas nascentes e áreas degradadas das comunidades do interior. Outros projetos deverão ser realizados como  de captação de água e do uso da energia solar.   Os projetos serão feitos em parceria com a Promotoria Pública e a Policia Ambiental.