CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CLARA ZOMKOWSKI CONHECEM O PARQUE MUNICIPAL DO VALE DO RIO DO PEIXE

Na última quinta-feira(18) as crianças, de 5 à 7 anos, do período da tarde da escola Clara Zomkowski foram conhecer o Parque Municipal do Vale do Rio do Peixe, localizado na escola NUPERAJO. E quantas experiências essas crianças vivenciaram!

Na chegada um belo lago com patos nadando, a entrada na trilha então, foi espetacular para elas; a mata fechada a princípio causou medo nas crianças menores, mas com um guia maravilhoso e carismático como o seu Lucindo, não teve quem se sentisse inseguro.

No decorrer do caminho o biólogo Adalberto, que gentilmente acompanhou os alunos, e o seu Lucindo foram fornecendo dados sobre o Parque, plantas e o Pinheiro Araucária, que foi um dos objetivos de levar os alunos até o Parque.  Os alunos conheceram um pinheiro que tem aproximadamente 400 anos.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Zélia A. Martins, “em uma região que foi tão rudemente devastada na época da implantação da rede ferroviária (1908) é uma emoção indescritível estar na frente de um pinheiro com cerca de 400 anos, o que também nos deixa uma responsabilidade de ajudar a preservar o que ainda existe de verde e plantar mais, espécies nativas como o pinheiro, para garantir a sobrevivência e o conhecimento das gerações futuras”, diz.

“Nossos pequenos voltaram da trilha encantados, cheios de novidades para contar”, completa Zélia.