Prefeito participa do II Seminário Regional de Administração Pública e Desenvolvimento

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), realizou nos dias 19 e 20, o II Seminário Regional de Administração Pública e Desenvolvimento.

O evento representou um espaço de reflexão e compartilhamento de idéias voltadas à qualificação das práticas de gestão pública com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Palestras, painéis, relato de experiências e debates fizeram parte da programação. O evento contou o apoio da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense.

“Administração Pública e Desenvolvimento”, “Política Nacional para o Desenvolvimento Regional”, “Indicadores de Desenvolvimento”, “Articulação Regional e Desenvolvimento: as experiências de Desenvolvimento nas Regiões Catarinenses”, “Sistema de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Curitiba” e “Modelo de Gestão de Minas Gerais” foram alguns dos temas debatidos.

Abertura – O Prefeito de Luzerna e Presidente da Egem, Norival Fiorim, disse que o Seminário serve de base para apresentar ao Governo Estadual as reivindicações relevantes visando proporcionar maior autonomia aos municípios. Ele citou como prioridade a reforma tributária com o objetivo de redirecionar os recursos repassados aos municípios pelo estado.

Representando o Governo do Estado e a Fapesc, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorenzetti, destacou a importância da Fapesc para o fomento de inúmeros projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. Entre eles, o programa de editais de pesquisa, projeto sinapse da inovação, concessão de bolsas de pesquisa, programa de acesso à informática e à telecomunicações e outros.

O deputado Claudio Vignatti frisou a importância da pesquisa para, primeiramente, traçar um diagnóstico visando ao planejamento das ações. “Com um processo articulado, para pautar o governo, é mais fácil garantir recursos para os projetos.”

O Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, destacou a relevância do evento e também do curso de Administração Pública da Unoesc para a qualificação da administração pública na região. “A formação em Administração Pública foi muito importante para minha vida pública. Venho trabalhando nesse processo com transparência e seriedade.”

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, afirmou que o Seminário serve para incentivar ao poder público a tomar as medidas e valorizar os projetos realmente importantes. “A Unoesc é parceria das instituições públicas para o desenvolvimento sustentável. Temos produzido dados de pesquisas significativos para a elaboração de diagnósticos que podem auxiliar na tomada de decisões pelo poder público”, concluiu.

Fonte: Adriano Comin
Assessoria de Imprensa | Coordenadoria de Marketing e Comunicação