Secretaria Municipal de Educação realizará a etapa da CONAE no município.

Joaçaba – A Secretaria de Educação realizará evento que discute os rumos da educação brasileira. Trata-se da etapa municipal de divulgação da CONAE. O evento discute as propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Educação, que decidirá os rumos da educação brasileira através da revisão do Plano Nacional de Educação, para os próximos 10 anos.

A primeira etapa da conferência uniu educadores e comunidade, no último dia 08, para divulgar e participar, ações que defendam o interesse do interior no Plano Nacional. Para o Secretário da Educação, Prof. Sérgio Lazzarini, a importância das etapas municipais do evento é que, para democratizar a educação no país, é necessário ouvir as diferentes vozes e realidades e construir um Sistema Nacional de Educação que responda as demandas de um país tão grande, diz“.

A conferência municipal ocorrerá no dia 25 de junho, e será intermunicipal, ou seja, com a participação da cidade coirmã, Herval d’ Oeste. Que juntas irão discutir e otimizar os rumos e responsabilidades da educação, juntamente com a GERED. O evento acontece no teatro Alfredo Sigwalt, às 19hs.

O evento conta com uma programação foca em dois eixos temáticos, previamente escolhidos pelos organizadores da CONAE. Que são: o Eixo IV. Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação, com a palestrante Zenilde Durli, e o Eixo VI. Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade, com o palestrante Prof. Ancelmo de Oliveira. Todos os segmentos de educação do município, instituições em todos os níveis, e a comunidade estão convidados a participar.

Segundo a diretora de Ensino, Ana Beatriz Brancher, “a CONAE está possibilitando uma discussão ampla e irrestrita das melhorias e acesso a educação. É o Brasil se estudando, para os próximos 10 anos. Onde se terá um espaço amplo de discussão sobre a formação e valorização do profissional da educação”, diz.

A CONAE está dividida em 5 etapas: a divulgação na escola, a conferência municipal, que realizar-se-á no próximo dia 25; a regional, a estadual e por ultimo a Conferência Nacional.A etapa Estadual do evento está marcada para 30 de novembro e a Conferência Nacional acontecerá em abril de 2010 na cidade de Brasília, com o tema Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.Na conferência municipal, serão eleitos delegados dos dois municípios, responsáveis pelo andamento, posicionamento e sugestões que serão colocadas junto às solicitações estaduais.

“ A etapa municipal da CONAE é um momento muito importante, para se discutir a educação, e onde serão traçadas metas e objetivos a serem alcançados para melhorar a qualidade de ensino no Brasil, ações implementadas para os próximos 10 anos.  Daí a importância da comunidade se fazer presente, é o momento de ser ouvida e dar opinião”, completa Lazzarini.