Prefeito Rafael Laske decide pelo cancelamento dos sensores eletrônicos, instalados em semáforos.

Joaçaba – O Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, anunciou na manhã desta quinta-feira(18), o cancelamento dos serviços dos sensores eletrônicos, instalados em 8 semáforos da cidade. Há exemplo da atitude em rescindir contrato do da blitz móvel, que teve o processo de licitação lançado em 09 de dezembro de 2008, com a locação de um veículo com equipamentos de segurança (unidade móvel de apoio operacional), destinado a auxiliar a Polícia Militar na fiscalização do trânsito do município; o prefeito decidiu com base no interesse público, e após manifestações na manhã de quarta-feira, cancelar os serviços também dos equipamentos eletrônicos instalados nos semáforos.

Os sensores foram instalados no mês de janeiro, e estavam flagrando quatro tipos de irregularidades, excesso de velocidade, quando for superior a 40 KM/h, não respeitar o sinal vermelho, parar sobre a faixa de pedestres e obstruir o cruzamento.

O valor que estava sendo pago mensalmente, conforme contrato, era de R$ 21.400,00. Eram registradas em média 400 notificações por mês. Após ouvir a comunidade sobre o assunto, o Prefeito Rafael Laske decidiu por ordenar, de forma imediata, a rescisão do contrato.

“Esta foi uma decisão que tomei após muitas conversas com a comunidade, entidades e vereadores do município. Ouvi cada opinião e cheguei à conclusão de que a grande maioria das pessoas é contra este tipo de serviço. Desta forma estamos hoje tomando uma decisão baseada no que quer o povo de Joaçaba”.

Segundo informações repassadas pelos vereadores que acompanharam a coletiva e que realizaram um relatório, a cidade não tem necessidade deste tipo de serviço. O relatório será entregue amanhã ao prefeito, na Câmara de Vereadores, ás 15hs. O Prefeito ainda adiantou que em breve um novo diálogo será aberto para discutir a situação das lombadas eletrônicas.

“Vamos debater sempre com a comunidade. Meu interesse, desde a campanha, sempre foi tomar as decisões ouvindo o que é o melhor para a nossa cidade, para isso é preciso ouvir a população.”Completou o prefeito.

Segundo a assessoria jurídica da prefeitura, a empresa prestadora do serviço foi formalmente informada da decisão no cancelamento dos serviços. A formalização ocorreu ainda na manhã do dia 18.