Secretaria de Ação Social promove Gincana PETI.

Joaçaba – No último dia 10 de junho aconteceu no complexo esportivo da Unoesc ( antigo Sesi) uma gincana do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, da Secretaria de Ação Social.

Participaram 130 alunos os três núcleos do PETI: Nossa Senhora de Lourdes, Cruzeiro do Sul e Santa Tereza.

A gincana foi realizada com o objetivo de alertar a sociedade sobre o Trabalho Infantil (12 de junho Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil), e também para promover uma maior integração entre os núcleos do PETI.

O Secretário de Ação Social Waldemar Rossen Jr, ressalta que crianças e adolescentes devem estar na escola, no PETI e praticando esporte. “O Programa tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias”, diz.

Houve na gincana diversos jogos e provas de conhecimentos gerais, a intenção não era a competição e sim a integração e o lazer, tanto que todos os alunos do PETI receberam medalhas.

Apresentações artísticas marcaram a data. Com a participação do coral do APAS que apresentando o Hino Nacional em libras, e com o músico Fernando Spessato cantando o Hino do PETI, hino este de sua própria composição.

Lideranças políticas também participaram do evento de conscientizaçã e intergação, como do vereador e presidente da câmara de vereadores Sr Fabiano Piovesan, a vereadora Sueli Ferronato, a coordenadora do PETI Irene Moreira da Silva, do diretor de eventos José Otávio (Tuti) representando o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske.

Segundo a coordenadora do PETI Irene Moreira da Silva, “foi uma tarde alegre e gratificante para as crianças e adolescentes, pois eles se envolveram nas atividades propostas, defendendo e incentivando suas equipes”, diz.