Sistema de Consulta Prévia é lançado pela Secretaria de Infraestrutura.

Joaçaba – Com o propósito de agilizar o atendimento e reduzir o tempo nas atividades desempenhadas pela Secretaria. Foi lançado na última terça-feira(09),  o Sistema de Consulta Prévia de Viabilidade Online, para construções e funcionamento de empresas. A apresentação do novo sistema foi realizada pelo Secretário de Infraestrutura, Luiz Robério Fernandez Dias e pelo engenheiro que atuou na elaboração do programa, Ricardo Massignani.

As informações, que constam no mapa de zoneamento urbano digital são referentes às regulamentações previstas no Plano Diretor. Segundo o secretário Luiz Robério, qualquer pessoa tem acesso ao sistema. “Antigamente, pessoas que queriam construir, reformar, ampliar ou ainda ter sua empresa, faziam a consulta de viabilidade junto a Secretaria, o que levava muito mais tempo, em torno de 15 dias. Hoje com a elaboração desse sistema, pioneiro no Estado de Santa Catarina, a pessoa pode fazer sua consulta e ter o resultado na hora”, diz.

Desde 2006 com o recadastramento das construções do município, iniciou a elaboração do sistema. Em 2007 foi realizado o lançamento de informações de todos os imóveis através do sistema de geoprocessamento. “Com vários dados em mãos, teve-se a idéia de disponibilizar as munícipes de forma clara e ágil, as limitações para construção de imóveis, funcionamento de empresas, liberação e investimentos”, ressalta o engenheiro Ricardo Massignani.

Joaçaba é a primeira cidade Catarinense a disponibilizar a consulta de viabilidade online. “Sistema que reduzirá pela metade o tempo de espera pelo estudo. O restante do processo de liberação do alvará de construção e funcionamento de qualquer investimento imobiliário segue sem alterações”, salienta Robério.

Para pessoas que não possuem acesso a internet, os funcionários da prefeitura que irão receber o pedido de documentação, poderão fornecer a informação quase que imediatamente. Robério ainda ressalta que, “mesmo com a agilidade na consulta ainda se faz necessário a liberação técnica para os demais procedimentos para que  legalização aconteça”.

O sistema está a disposição no site da prefeitura, no endereço www.joacaba.sc.gov.br. No link ao lado direito da página, Consulta Previa ONLINE – SEI.