JOAÇABA CONQUISTA 21 MEDALHAS NO PARAJASC 2009

Aconteceu entre os dias 04 e 09 de junho na cidade de Caçador – SC a quinta edição dos PARAJASC (Jogos Aberto Paradesportivos de Santa Catarina). A delegação de Joaçaba formada por 24 para-atletas da ARAD (Associação Regional dos Atletas com Deficiência da Região do Meio-Oeste Catarinense) com exceção de Paulo Belegante que representava a AABB Natação de Joaçaba, o município de Joaçaba participou em 4 modalidades (Atletismo DM Masculino, Atletismo DF Masculino e Feminino, Futsal DM Masculino e Natação DM Masculino).

No primeiro dia de competição Joaçaba conquistou no Atletismo DM (Deficiência Mental) Masculino duas medalhas de ouro e uma de Prata (Ouro nos 1500m com Ademar Deverling, Ouro no Arremesso de Peso com Adriano Ribeiro que também conquistou a Prata no Lançamento de Disco). No segundo dia, ainda nas competições do Atletismo para DM Masculino, foram conquistadas mais uma medalha de ouro e uma de prata (Ouro nos 800 metros com Ademar Deverling e Prata no lançamento de dardo com Adriano Ribeiro) o saldo de medalhas deixou Joaçaba no 2º Lugar Geral no Atletismo DM Masculino. Na Natação para DM Masculino foram conquistadas 3 medalhas de Ouro (Ouro nos 50m nado livre, 50m nado peito e 100m medley com Paulo Belegante) totalizando 30 pontos que resultou no 2º Lugar Geral na Natação para DM masculino. O time de Futsal para DM Masculino não obteve êxito sendo eliminado da competição ainda na primeira fase.

No terceiro dia (07/06) teve início as competições no Atletismo para DF (Deficiência Física) Masculino e Feminino onde foram conquistadas 2 medalhas de Ouro, 3 de prata e 2 de bronze (Ouro no Disco feminino na classe F56 com Gislaine Varela que também conquistou Ouro no Lançamento de Dardo F56, Prata com Nádia Palavicini no Disco F56 e nos 100m T54, Prata com Margarete Somensi no disco F44 e a mesma conquistou bronze no lançamento de Dardo e Daluan Cardemas que conquistou bronze nos 100m T54 no Masculino).

No dia 08/06 foram conquistadas mais medalhas no Atletismo DF sendo 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze (Ouro no Arremesso de Peso Feminino na classe F56 com Gislaine Varela, Ouro no Disco Masculino F56 com João Roque Lopes seguido de Sidnei Andrande que conquistou a Prata na mesma prova, Prata para Nádia Palavicini nos 200m T54 e Bronze no Lançamento de Dardo F56 masculino com João Roque Lopes e bronze no Arremesso de Peso Feminino F44 com Margarete Somensi).

Com um saldo de 10 medalhas de Ouro, 7 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze, totalizando 22 medalhas, Joaçaba conquistou o 11º lugar no quadro geral de medalhas ficando em 16º lugar no quadro geral de pontuação.

Para Adão Cezar de Oliveira tesoureiro da ARAD, o resultado é fruto do apoio da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Joaçaba que pela primeira vez está ajudando a ARAD com subvenção mensal, possibilitando o treinamento ininterrupto. Para o presidente da ARAD Rodrigo Garcia, os para-atletas estão de parabéns pelo excelente desempenho e colaboração, o resultado é fruto de uma condição digna oferecida pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Joaçaba.

O diretor paradesportivo Fernando Orso Alves destaca que após os excelentes resultado, a ARAD aguarda maior apoio das empresas locais e a adesão de novos para-atletas. “Assim como nesse ano tivemos 05 pessoas que nunca pensaram em praticar esportes representaram a ARAD no PARAJASC, para 2010 queremos ampliar muito mais esse número, um trabalho que será dado início já no mês de Julho com campanha publicitária e continuação dos treinamentos”. Fernando ainda destaca que mesmo não participando do PARAJASC com a Modalidade de Basquete em Cadeira de Rodas, a ARAD entende que o Basquete é prioridade na associação devido a dinâmica da modalidade no aspecto coletivo e o benefício da mesma para a socialização das pessoas com deficiência física.

A diretoria da ARAD bem como seus para-atletas, convidam todas as pessoas com deficiência Física, Auditiva e Visual para fazerem parte das atividades da Associação que é a única que desenvolve especificamente o Esporte Adaptado na região do Meio-Oeste de Santa Catarina que graças ao apoio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte hoje possui condições de oferecer novas modalidades para vários tipos de Deficiência.