Secretaria de Educação realiza Conferência que discute os rumos da educação brasileira.

A Secretaria de Educação realizou na ultima segunda feira (08) a etapa municipal de divulgação da CONAE. O evento discute as propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Educação, que decidirá os rumos da educação brasileira através da revisão do Plano Nacional de Educação.

A primeira etapa da conferência uniu educadores e comunidade para divulgar e participar, das discussões propondo e discutindo ações que defendam o interesse do interior no Plano Nacional. Para o Secretário da Educação, Prof. Sérgio Lazzarini, a importância das etapas municipais do evento é que, para democratizar a educação no país, é necessário ouvir as diferentes vozes e realidades e construir um Sistema Nacional de Educação que responda as demandas de um país tão grande, diz“.

Estiveram presentes no auditório do CERT – Centro Educacional Roberto Trompowski, a equipe da Secretaria de Educação, professores da rede pública municipal e estadual, coordenadores pedagógico, diretores, representantes de APPs e pais de alunos.

A conferência municipal ocorrerá no dia 25 de junho, e será intermunicipal, ou seja, com a participação da cidade coirmã, Herval d’ Oeste. Que juntas irão discutir e otimizar os rumos e responsabilidades da educação. Juntamente com a GERED. A etapa Estadual do evento está marcada para 30 de novembro e a Conferência Nacional acontecerá em abril de 2010 na cidade de Brasília, com o tema Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.

Na conferência serão eleitos delegados dos dois municípios, responsáveis pelo andamento, posicionamento e sugestões que serão colocadas junto às solicitações estaduais.

Segundo a diretora de Ensino, Ana Beatriz Brancher, “a CONAE está possibilitando  uma discussão ampla e irrestrita das melhorias e acesso a educação. É o Brasil se estudando, para os próximos 10 anos. Onde se terá um espaço amplo de discussão sobre a formação e valorização do profissional da educação”, diz.