Realizado o Primeiro Encontro Intermunicipal do Meio Ambiente.

Joaçaba – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, foi realizado na última sexta-feira(05), o I Encontro Intermunicipal em Defesa do Meio Ambiente, o evento ocorreu na Praça Daniel Olímpio da Rocha, na antiga Estação Ferroviária, em Herval do Oeste. Uma promoção da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, através da Gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Gerência da Agricultura de Desenvolvimento Rural, da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em parceria com as  prefeituras de Joaçaba e Herval d’ Oeste. O evento reuniu autoridades, convidados especiais e estudantes de todas unidades escolares dos dois municípios, para participarem do primeiro Encontro.

O encontro fez parte da programação desenvolvida ao longo da semana para estimular a conscientização da população para a importância de preservar o meio ambiente. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas prefeituras municipais, pelos prefeitos Nelson Guindani e Rafael Laske. Ainda em parceria com a Polícia Ambiental, Fatma e SDR Joaçaba, contou com a presença na abertura do presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Jorginho Mello. Também participaram do evento a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável; o diretor de Recursos Minerais, Daniel Casarin Ribeiro, que, juntamente com a gerente regional de Recursos Minerais, Beatriz Zagonel, realizou palestras, campanhas, passeios, exposições, caminhadas ecológicas, plantio de espécies nativas, entre outras ações.

Durante o evento, houve distribuição de kits de material didático (confeccionados com matéria prima reciclável), cartilhas educativas e sementes de hortaliças, destinados aos cerca de 500 alunos da Educação Básica das redes pública municipal e estadual na abrangência da SDR.

O prefeito Rafael Laske ressaltou a importância do evento e a discussão em conjunto com os órgãos competentes. “A presença de tantos alunos mostra a conscientização que a população vem tomando, já que tantas vezes enfatiza-se o tem; seja sobre a natureza, manutenção dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida nas cidades. São vários os problemas e devemos procurar as soluções para questões simples, como o que fazer para reduzir o lixo que vem se acumulando no planeta e degradando o meio ambiente. E com esse objetivo promovemos esse primeiro encontro, para a conscientização de todos sobre a grande importância da colaboração, além de procurar desenvolver na população uma consciência preocupada com o meio ambiente e com os problemas, que lhe são associados na busca de soluções, diz.

Outra questão abordada no evento, foi da preservação do meio ambiente, devendo estar embutida na Educação ambiental que, por sua vez, tem de estar além das paredes da escola, mas estendendo-se às ruas, poderia contribuir em muito para recuperar e preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população.

Colaboração: Juanna Figueiredo.