Secretaria de Educação promove encontro de formação continuada.

A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 29, um encontro de formação continuada, envolvendo todos os professores que atuam com Educação Infantil nas Escolas e Centros de Educação Infantil, além dos Coordenadores Pedagógicos e Diretores.  O encontro abordou os aspectos do profissional/educador –  como a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. “O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências, tende a ampliar o seu campo de trabalho”, salienta o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, dizendo que essa foi apenas a primeira etapa do encontro.

O evento foi realizado no Centro de Ciências Biológicas da Unoesc – Campus II (antigo SESI), os trabalhos iniciaram pela manha e foram até a tarde, reunindo mais de 150 professores.A Professora Mestre, Mercedez Luiza do Nascimento – abordou o tema: Políticas Públicas para a Educação Infantil. A tarde foi iniciada com uma palestra motivacional, pela acadêmica do Curso de Psicologia da UNOESC, Luana Fontana, com o tema “O seu balde está cheio”? E logo após a Professora Marizete Rossana Brasil apresentou uma Avaliação na Educação Infantil.

“Além de ensinar bem seus alunos, o professor deve-se preocupar a aprender com eles, ajudando-os a percorrer os caminhos em direção às suas próprias descobertas. Para isso, precisa estar bem informado, ter domínio das diversas tecnologias de ensino e ser conhecedor das principais teorias de aprendizagem”, ressalta o Secretário.

“Para isso, é importante que o professor frequente cursos, palestras, oficinas, e também eventos culturais que possam ajudá-lo a enriquecer seus conhecimentos. É através da formação continuada o professor se atualiza  e se insere no novo mundo, conhece novas técnicas de ensino, troca informações com outros colegas, reflete sobre sua prática, divide problemas, encontra soluções”, diz. “É com esse objetivo que promovemos esse encontro, o primeiro, que serviu para aproximar os professores que trabalham com a educação infantil, a fim de incentivá-los, e apoiá-los, na continua formação”.