NUPERAJO desenvolveu projeto abordando o carnaval.

O Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba – NUPERAJO, desenvolveu junto com seus alunos o Projeto “Carnaval – um pé na folia”, proporcionando aos alunos uma viagem fascinante durante as aulas, através da pesquisa sobre a história do carnaval.

Algumas disciplinas tiveram atividades na busca de revelar as diversas facetas dessa manifestação popular e cultural do Brasil. Os conhecimentos foram repassados pelos professores, que abordaram o tema carnaval aos conteúdos específicos de cada disciplina, sem por isso alterar a grade curricular. Nas aulas, o carnaval foi abordado de forma lúdica através da resignificação de imagens de obras já estudadas, confecção de fantasias em bonecas, fantoches e máscaras por professores da educação infantil e do ensino fundamental.

Para enriquecer ainda mais esta atividade as turmas de 8ª séries, sob a coordenação da Profesora Margareth R. da Silveira (Goga), fizeram uma visita de estudo ao barracão da Escola de samba “Vale Samba”, onde tiveram uma palestra com o carnavalesco Jorge Zamoner, Dona Olívia e Ezequiel , os quais falaram sobre a história do samba e do carnaval, e também como Joaçaba se tornou uma cidade com um dos melhores desfiles de rua do país. O carnavalesco Jorge Zamoner destacou aos alunos o trabalho que é realizado para compor o enredo da escola, envolvendo uma grande pesquisa a respeito do tema escolhido e após, confeccionadas as fantasias, as alegorias e esculturas.

As turmas expuseram seus carros alegóricos feitos em forma de maquetes . A apresentação dos trabalhos proporcionou um momento de integração e descontração, onde os alunos desfilaram as máscaras e fantasias confeccionadas durante as aulas, formando blocos para brincar o carnaval, sob o embalo das antigas marchinhas de carnaval que marcaram época.  

Na avaliação dos professores e direção do Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba – NUPERAJO, esse projeto foi uma excelente oportunidade para demonstrar aos alunos que o carnaval faz parte de nossa cultura.

A diretora Déborah Sufredini destaca que, “essa possibilidade dos alunos saírem de sala de aula, e conferir na prática os assuntos abordados pelos professores, foi uma ótima oportunidade de assimilação e aprendizagem, pois eles puderam ver de perto que por trás das máscaras e fantasias, o carnaval exige muito trabalho e seriedade, para que possam colorir e dar um brilho todo especial em nossa cidade, no mês de fevereiro”, diz.