Prefeito Rafael Laske participa do 4° Encontro de Violeiros.

Joaçaba – Mais de setecentas pessoas compareceram ao Teatro Alfredo Sigwalt para prestigiar a autêntica música caipira na quarta edição do Encontro de Violeiros, organizado pela Scajho. Foram duas noites animadas por violeiros de várias cidades do Meio Oeste. Entre cantores e instrumentistas o evento contou com 60 artistas, interpretando mais de 50 canções.

O objetivo do evento, que já se encontra na 4ª edição, é de resgatar a música sertaneja de raiz e valorizar talento de cantores e instrumentistas, que nem sempre tem um palco digno para mostrar suas habilidades. No repertório, canções imortais como: Mágoas de Boiadeiro, A vaca foi pro brejo, Disparada, Mercedita, Caminheiro, Chico Mineiro, entre outras.

Tudo ocorreu num clima familiar, sem competição, integrando músicos profissionais e amadores em pé de igualdade. Entre eles o prefeito Rafael Laske, que além de prestigiar o evento, participou como artista convidado nas duas noites. Na quarta-feira Laske interpretou a música Couro de Boi, acompanhado pela dupla “Zé da Serra e Serraninho”, de Concórdia. E na quinta-feira, ele cantou a música Guri, com acompanhamento do músico argentino radicado em Joaçaba, Roberto Garajo. “Este é um momento mágico, um momento de emoção. Estou feliz em compartilhar este palco maravilhoso do nosso teatro com esses artistas que são motivo de orgulho para nossa região. Devemos sempre prestigiar essa demonstração de cultura, que é do nosso povo.” Enfatizou o prefeito, enaltecendo a diretoria do teatro Alfredo Sigwalt e o apresentador Jaime Telles por manterem esta bela tradição e estendeu sua saudação a todos os artistas convidados.

O prefeito mostra-se afinado já com administração municipal, e mostrou-se também na música. Foi aplaudido, e enfatizou que, “eventos que evidenciam nosso povo são sempre motivos de casa cheia. A música caipira de raiz, demonstrado ao vivo nesse encontro e com histórias em seus versos, pretende trazer a riqueza cultural e o significado da vivência de valores contidos no jeito de viver do homem do campo. Devemos sempre prestigiar essa demonstração de cultura, que é do nosso povo.”, diz.

“Abrimos as cortinas do nosso palco para mostrar a beleza e também a importância da música cabocla na cultura brasileira. Como sempre, contando com a colaboração de artistas de nossa região e com a presença de um público apaixonado por este estilo musical.” Afirmou Antônio Carlos “Bolinha” Pereira, presidente da Scajho. Salientando que o Encontro de Violeiros é mais uma oportunidade para que os artistas da terra façam bom uso do teatro, que foi construído com a finalidade de servir a cultura regional.

Duplas, trios e artistas solo emocionaram o público com um vasto repertório no qual prevaleceu a música sertaneja de raiz, mesclando também com temas latinos. “O nosso sertanejo sempre foi fortemente influenciado pela música latina, especialmente do México, Argentina, Paraguai e Uruguai. Essa mistura confere ao nosso gênero sertanejo uma grande variedade de obras que encantam o público há gerações. Tudo isso conferiu ao nosso IV Encontro de Violeiros um clima muito especial com surpresas e revelações muito agradáveis. Desta forma o nosso teatro vai exercendo a sua vocação que é fomentar a cultura regional.” Comentou Telles, coordenador do evento.

De acordo com a diretoria da Scajho, participaram convidados das seguintes cidades: Joaçaba, Catanduvas, Capinzal, Ipira, Piratuba, Campos Novos, Irani, Vargem Bonita, Luzerna, Erval d´Oeste, além das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.

Colaboração: Jaime Telles – Coordenador Encontro Violeiros