Estudo dos acessos para a nova rodoviária é entregue a administração municipal.

Na tarde da última sexta-feira(15), foi entregue ao prefeito Rafael Laske, o Vice-Prefeito Joventino De Marco, e o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Joaçaba, Luiz Robério Fernandez Dias, o estudo dos acessos para a nova rodoviária; pelo Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), Carlos Brustolin e o engenheiro da AMMOC, Denir Zulian.

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura, juntamente com a AMMOC, realizou o estudo dos acessos que ligam o centro e bairros a nova rodoviária. O estudo contempla ainda a criação de vagas de estacionamento nas vias. O estudo engloba o acesso Adolfo Ziguelli, a Av. Liberdade, e a Rua Fernando Ferrari. Vias que dão acesso a nova a rodoviária de Joaçaba.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, o estudo já foi encaminhado para a apreciação do DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. “Como o estudo está sendo feito para a realização de obras no acesso e ruas que são próximas a BR, precisamos da aprovação do DNIT”, ressalta Robério. “O projeto não contempla apenas a marginal da BR. É bem maior, trata do entorno do prédio da rodoviária, no que tange a urbanização e paisagismo deste espaço. A marginal é apenas um dos elemento que constam no projeto, completa.”

De acordo com o engenheiro da Prefeitura, Ricardo Massignani, “o projeto já foi submetido à avaliação do DNIT com o Eng. Marcon. Ele agora foi encaminhado ao DETER, em Florianópolis, para verfificar se há algum impedimento por parte do estado”, diz.

O estudo, além de contemplar vagas de estacionamentos, contribuirá na adequação do fluxo de veículos, nos acessos que se ligam aos bairros. “O estudo é apenas o primeiro passo, para adequar as vias ao fluxo de veículos que virá a ter”, salienta o engenheiro da AMMOC, Denir Zulian.

Após a verificação, e de não haver nenhuma restrição, seja de nível municipal, estado (DTER) ou federal (DNIT), o próximo passo será  o levantamento de custos da obra e a posterior licitação da mesma. “A nova rodoviária faz parte do plano de direcionar o desenvolvimento para a região alta e, ao mesmo tempo, diminuir o grande fluxo de veículos pesados no centro da cidade”, salienta Robério.