Departamento de Cultura de Joaçaba esteve presente no Festival de Integração Multicultural Catarinense em Florianópolis.

O Departamento de Cultura de Joaçaba esteve presente no Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC), no último dia 13, no Centrosul em Florianópolis. A abertura contou com a presença do governador Luis Henrique da Silveira, do vice-governador Leonel Pavan, do secretário de estado e turismo, cultura e esporte, Gilmar Knaesel, do prefeito de Florianópolis, Dário Berger e do presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Jorginho Mello.Segundo a organização do evento, mais de 41 mil visitantes prestigiaram o evento nos cinco dias de atividades. Que teve como proposta valorizar o legado das várias etnias que colonizaram o estado de Santa Catarina, através de nove regiões turísticas. Joaçaba fez bonito apresentando nosso Carnaval, Tranças da Terra, teatro Alfredo Sigwal e Frei Bruno.

A gerente de cultura e esporte, Fabíola Piovezan, o auxiliar de cultura Fernando Orso Alves e a arte-educadora Margarete da Silveira(Goga); acreditam que o evento serviu para que o visitante do festival conhecesse mais de perto  toda a magnitude cultural catarinense, vivenciando diferentes olhares sobre melodias, sabores e cores da colonização catarinense.

A iniciativa do Fórum Cultural foi necessária para a divulgação dos atrativos de cada cidade, sendo que é necessário que haja uma política para a descentralização de recursos na área cultural, principalmente para os municípios pequenos com um grande potencial cultural como Joaçaba, entre outros”, ressalta Fabíola. 

Quem visitou o Festival, teve a possibilidade de interegir, de forma lúdica, com os nove cenários montados com recursos cenográficos e multimídia, que representam o potencial e a diversidade catarinense.

O FIMC ocupou uma área de 7.605 m² no Centrosul, reunindo 58 estandes, abrigando as características étnicas, culturais, gastronômicas e o potencial para investimentos para as regiões turísticas do estado.

Representaram as regiões catarinenses: Grande Florianópolis, Caminho dos Príncipes, Vale Europeu, Vale do Contestado, Serra e Grande Oeste. Em cada um dos núcleos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor Santa Catarina. Os dados demográficos das regiões, a história e a cultura local, além de interação com os cenários multimídia, foram destaques do evento.