Secretários de Educação conhecem cartilha sobre Hábitos Alimentares Saudáveis, lançada pela AMMOC.

O Público alvo são alunos da região da Ammoc com idade á partir de 5 anos 

Joaçaba – O lançamento aconteceu durante reunião do Colegiado dos secretários de Educação da região da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc). A cartilha desenvolvida pelo Setor de Nutrição da Associação será distribuída para alunos das escolas municipais e estaduais onde a merenda escolar é municipalizada. A cartilha ilustrada tem como personagem principal o menino super saudável, que tem como missão ensinar os alunos da região da Ammoc a serem como ele. O grande segredo dos super poderes, são refeições com alimentos corretos que garantem o crescimento e desenvolvimento saudáveis.               

Além das dicas de alimentos saudáveis e da pirâmide alimentar, a cartilha trás brincadeiras como desenhos para colorir, caça palavras e palavras cruzadas com questões que os alunos respondem, sobre hábitos alimentares corretos e alimentos saudáveis. Os pequenos aprendem brincando. Todo o conteúdo da cartilha foi elaborado pela nutricionista da Ammoc, Noemi Pontin com a colaboração da funcionária da associação, Marize Coletti.             

Segundo Noemi o objetivo deste material é facilitar os treinamentos que já são desenvolvidos com as crianças sobre alimentação saudável. “A cartilha tem o objetivo, além de facilitar este trabalho, e fazer com que os pais a utilizem também em casa. Que coloquem as dicas em prática; a cartilha irá despertar o interesse dos alunos em conhecer os grupos corretos da alimentação e consequentemente eles irão levar essas informações para os seus lares”.          

O presidente da Ammoc, prefeito de Herval d’ Oeste Nelson Guindani, destacou que a associação está distribuindo para os municípios mil cartilhas. “Este trabalho é muito importante e com certeza trará resultados positivo não só para os alunos, mas para toda a comunidade, pois as crianças passarão a adquirir hábitos alimentares corretos e consequentemente as famílias também”.          

Para o secretário executivo da Ammoc Carlos Brustolin, “a alimentação saudável trás outros aspectos positivos, além de garantir a saúde das crianças, também trabalha a auto-estima dos alunos, pois é alto o índice de crianças obesas na região”, diz.Durante a reunião também foram tratados de assuntos como; o treinamento das merendeiras na região que será realizado no dia 25 de julho em Erval Velho, período de férias escolares, sobre as conferências municipais, regionais e estaduais de Educação e a Jornada de Educação Infantil na região.

O Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Joaçaba, Sérgio Lazzarini, esteve presente na reunião do colegiado e destaca que, “é elaborando estratégias que unam o conhecimento científico às técnicas pedagógicas, – seja através do treinamento das merendeiras, ou com a cartilha -, que se envolve toda a escola em prol da alimentação saudável para as crianças, suas famílias e a comunidade. Promovendo uma vida saudável, com hábitos corretos a todos, diz”.

 

 

Fonte: Joce Pereira