Projeto de regularização do estádio Oscar Rodrigues da Nova é entregue a administração municipal.

Na tarde da última sexta-feira(15), foi entregue ao prefeito Rafael Laske, o Vice-Prefeito Joventino De Marco, e o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Joaçaba, Luiz Robério Fernandez,  o projeto de regularização do Estádio Oscar Rodrigues da Nova; pelo Superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura – Roberto Wesoloski, juntamente com Carlos Brustolin Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), o engenheiro da AMMOC, Denir Zulian, e o presidente do JAC, Luiz Carlos Coelho.

O projeto de regularização foi um pedido do Ministério Público, que avaliou as condições da sede do estádio, e levantou dados, através de vistoria e de documentos encaminhados pela Federação Catarinense de Futebol, Corpo de Bombeiros e PMSC; mostrando que o Estádio Oscar Rodrigues Da Nova, não estava autorizado a funcionar aberto ao público. Em fevereiro foi assinado o Termo de Ajusta de Conduta(TAC), com a obrigação de não utilizar o local enquanto não supridas as irregularidades e fiscalizadas pelos órgãos de segurança.

O projeto de regularização será encaminhado agora para a aprovação do projeto preventivo contra incêndios, junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Herval d’ Oeste.

Segundo o Superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, Roberto Wesoloski,  o Betinho, após a apresentação ao Corpo de Bombeiros, “é que será orçado o valor da obra, e se passar dos 15 mil, terá que ser feita licitação”. “Já no mês de março iniciaram os encaminhamentos do projeto, e a AMMOC, entregou rapidamente o projeto preventivo, em 10 dias, a planta e o projeto de regularização, que até então não existiam”, completa.

Betinho ainda ressalta, “a prefeitura fez sua parte, através da fundação, tomando ciência e trabalhando, pra fazer os levantamentos. O único estudo feito foi uma avaliação de estado da sede em 2007. Onde não foi resolvido nada”. Ele ainda salienta, “assumi a superintendência da Fundação no 17 de fevereiro de 2009, e já no dia 08 de março fiz os encaminhamentos”.

O prefeito Rafael Laske salienta que a administração municipal está comprometida com a causa. “Essa mobilização da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, da AMMOC, do JAC, e de toda a sociedade, é para que o estádio além de seguro, volte a ser o palco de grandes conquistas do Joaçaba Esporte Clube”, diz.

As irregularidades de estrutura que merecem correção, para que então sejam deferidas pelo Corpo de Bombeiros são:

– ausência de longarinas nos guarda-corpos;

– falta de numeração nos assentos das arquibancadas;

– ausência de degraus intermediários entre as arquibancadas;– exposição de fiação elétrica na parte inferior das arquibancadas (em baixo);

– inadequação das escadas que dão acesso aos vestiários, haja vista serem feitas de madeira, não atendendo aos requisitos e normas de segurança contra incêndio;

– ausência de sinalização e iluminação dos portões e saídas;– guarda-corpo junto aos gabinetes de imprensa com apenas 0,90m;

– falta de placas a com a indicação da capacidade do estádio;

– ausência de ART referente as condições estruturais das arquibancadas e instalações elétricas da edificação.

Os laudos mostram, portanto diversas falhas estruturais, que inviabilizam o uso do estádio; falhas agora sanadas, através do projeto de regularização, feito pelo engenheiro da Ammoc, Denir Zulian. O projeto deve ser entregue nessa semana, para a apreciação do Corpo de Bombeiros.