Secretaria de Educação proporciona tarde cultural e educativa para alunos da rede municipal de ensino.

Joaçaba – A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu no último dia 08, um projeto de conscientização ambiental com as escolas municipais. De acordo com o Secretário de Educação, as atividades realizadas despertaram nos alunos a importância da preservação do meio ambiente e, mais especificamente, da conservação da água. “Atualmente, já podemos sentir a resposta da natureza para os problemas gerados pela devastação ambiental, como a seca, a estiagem e o calor fora de época que enfrentamos”, comenta Lazzarini.

Foram realizadas na Praça Adolfo Konder atividades como palestras, e apresentações culturais; e atividades práticas, como desenhos. À tarde de conscientização sobre a importância da água em nossas vidas, reuniu mais de 1000 pessoas entre crianças, professores, diretores, coordenadores e a comunidade.

O evento teve ainda como parceiros órgãos como o Departamento de Cultura, de Meio Ambiente, o SIMAE e o Comitê do Rio do Peixe, que fizeram abordagens sobre a água e a estiagem em nossa região, a fim de haver uma discussão também nas escolas.

Inserir as crianças em atividades de conscientização é levar para dentro da sala de aula a realidade e os problemas de nossa cidade e região. “A parte prática reforçará o aprendizado das crianças, que têm grande potencial para tornarem-se multiplicadoras das informações para suas famílias”, considera Lazzarini.

O Secretário de Educação afirma ainda que “é importante aproveitarmos o atual momento, quando a região já sente as dificuldades provenientes da falta de chuvas, para desenvolver esse trabalho de conscientização”, diz.

“Através de trabalhos de conscientização e de mobilização com as crianças, atingiremos os adultos, pois eles cobram dos pais. E é apenas conhecendo que se pode cuidar, e esse evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, irá trabalhar o conceito de preservação, a questão ambiental que também tem haver com valores, compreensão de mundo, e o posicionamento pra lidar com o mundo e as gerações futuras”, Ressalta o prefeito Rafael Laske.

Ana Beatriz Brancher ressalta ainda que, “os professores utilizem as informações desse evento promovido pela SME, a fim de multiplicar as ações, e a conscientização em sala de aula. Os atores são os educadores. Pois o problema da estiagem é real, e cada vez mais persistente. E temos que fazer a nossa parte, enquanto educadores. Devemos trabalhar através crianças, para atingir as famílias e a comunidade, a fim de formar opinião aos futuros sujeitos/cidadões”, finaliza.