Palestra dá inicio ao projeto de conscientização ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Joaçaba – Iniciando as atividades de conscientização ambiental, que a Secretaria Municipal de Educação desenvolverá nessa semana, com as escolas municipais. E de a fim de levar a discussão para a sociedade, é que na noite de ontem (04), o professor Dr. Joviles Trevisol, Coordenador Técnico do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, que abordou o tema “Água Nosso Patrimônio Comum”.

Estiveram reunidos no Teatro Alfredo Sigwalt, servidores da Secretaria Municipal de Educação, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, a fim de discutir e ampliar conhecimentos sobre a questão ambiental, envolvendo a estiagem que assola nossa região, e o uso correto e consciente da água.

As atividades que a SME realizará na próxima sexta-feira (08), têm como intuito despertar nos alunos a importância da preservação do meio ambiente e, mais especificamente, da conservação da água e a estiagem. “Atualmente, já podemos sentir a resposta da natureza para os problemas gerados pela devastação ambiental, como a seca, a estiagem e o calor fora de época que enfrentamos”, comenta Sergio Lazzarini, Secretário de Educação.

“Trabalhar a consciência ambiental é fundamental, pois se não protegemos nossos rios e mananciais; em menos de 50 anos, teremos todos os recursos naturais acabados. Deve-se pensar em um limite de exploração” salienta Joviles. A água é um dos recursos mais preciosos e disputados do mundo. E é enorme o crescimento da demanda de água. O Brasil sozinho detém de 12% da água potável, 17 trilhões m³, completa.

Um exemplo da importância da água é a Bacia Hidrográfica Rio do Peixe, que possui 290 km de extensão. Banha 26 municípios, que juntos totalizam 312 mil habitantes. A nascente fica em Calmon (Caçador) na Serra do Espigão, que percorre todos os municípios, e desemboca Alto Bela Vista (Piratuba). Deságua no rio Uruguai que leva as águas para o Oceano Atlântico. “A Bacia retém e recicla o movimento da água, e precisa de planejamento. Com a preservação da mata ciliar e das florestas, que atuam como um ar condicionado natural”, explica o professor.

Outro grande exemplo da importância da preservação da água, é o Aqüífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea do mundo, que integra 5 paises, e 8 estados brasileiros, com 1.200 milhões Km² área total do aqüífero, cerca de 70,2%.

“Devemos pensar em um debate com a sociedade, pois estamos falando em assuntos estratégicos para a economia da região. As indústrias dependem dela, e com a demanda crescendo, ter-se-á um impacto na economia”, completa.

O professor ainda destaca que, “estamos vivendo em uma crise de percepção, onde a sociedade precisa de valores, e por isso é preciso educar os menores, estreitando seu relacionamento com a natureza”.

“Através de trabalhos de conscientização e de mobilização com as crianças, atingiremos os adultos, pois eles cobram dos pais. E é apenas conhecendo que se pode cuidar, e esse evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, irá trabalhar o conceito de preservação, a questão ambiental que também tem haver com valores, compreensão de mundo, e o posicionamento pra lidar com o mundo e as gerações futuras”, complementa Joviles.

Ana Beatriz Brancher, Diretora de Ensino da Secretaria de Educação ressalta que, “os professores utilizem as informações dessa palestra e dos eventos propostos pela SME, a fim de multiplicar as ações, e a conscientização em sala de aula. Os atores são os educadores. Pois o problema da estiagem é real, e cada vez mais persistente. E temos que fazer a nossa parte, enquanto educadores. Devemos trabalhar através crianças, para atingir as famílias e a comunidade, a fim de formar opinião aos futuros sujeitos/cidadões”, diz.

O evento de conscientização, a realizar-se na sexta-feira próxima (08), consistirá na realização de atividades teóricas, como palestras, e atividades práticas que serão realizadas na Praça Adolfo Konder, ao lado da Prefeitura, com manifestações artísticas e culturais. Serão convidados órgãos como Epagri, SIMAE e o Comitê do Rio do Peixe, para fazerem abordagens sobre a estiagem em nossa região. A fim de haver uma discussão também nas escolas.

Inserir as crianças em atividades de conscientização é levar para dentro da sala de aula a realidade e os problemas de nossa cidade e região. “A parte prática reforçará o aprendizado das crianças, que têm grande potencial para tornarem-se multiplicadoras das informações para suas famílias”, considera Lazzarini.

O que é o Projeto Rede Guarani/Serra Geral?

Tem como objetivo principal a produção de conhecimento compartilhado sobre a qualidade e gestão das águas superficiais e subterrâneas do Aquífero Guarani. Bem como a socialização do conhecimento produzido, elaboração de políticas públicas para uso e conservação dos recursos hídricos, além de ações de preservação e educação ambiental.