Escola Municipal Frida Regensburger desenvolve projetos com crianças do pré escolar.

A equipe de trabalho da Escola Municipal Frida Regensbuger mostra como seu principal objetivo para o ano de 2009, a questão do desenvolvimento social e intelectual de seus alunos, no que se refere ao ensino e aprendizagem, onde serão desenvolvidos vários projetos interdisciplinares, buscando sempre a melhor qualidade.

Segundo a diretora Débora Maria Crestani Tonet, “o período de 0 a 6 anos é o mais importante na formação do educando. É quando ela constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá primeiro de modo inconsciente e de progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior”, diz.

Embora não pareça a muitos adultos, esta é seguramente a fase mais decisiva da vida. “O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando e socializando”, completa a diretora.

A Educação Infantil é considerada como etapa essencial, é ela que dá fundamentos primordiais ao desenvolvimento da criança. “Como etapa inicial dentro de dimensão de permanente suporte em todas as etapas da vida do homem, a educação infantil torna-se muito importante para o desenvolvimento coordenado no plano físico, psíquico, cognitivo e social da criança”, ressalta Débora.

Nesta perspectiva as professoras June Bahu Rovea, Gisele A. Moura e Monaliza Gemelli, que trabalham com a Educação Infantil Pré II e Pre III ressaltam,  “é importante propor para as crianças transformar a escola em uma comunidade de investigação e de aprendizagem. Hoje podemos ter nela um espaço onde há invenção e descoberta por toda a parte. Quem aprende com isso são os alunos, os professores, direção, funcionários e os pais enfim toda a comunidade essa troca de informações cria conhecimentos comuns a todos, onde podemos realizar nossas ações…” desenvolveram então o projeto a Nossa Escola, onde as atividades realizadas foram às seguintes: maquetes com material reciclado, visita nas ruas próximas a escola  para o melhor conhecimento dos espaços, enfocando a questão geográfica, exploração de todos os cômodos usados na escola, depoimentos sobre o histórico da escola. Também realizou-se uma pesquisa respondida pelos pais e alunos, com o objetivo de estar verificando como está a aceitação e desenvolvimento das crianças da educação infantil, vista pelos pais e como estão vendo o desempenho da escola frente os trabalhos pedagógicos realizados, onde obteve –se um ótimo resultado.