Escola Rotary Fritz Lucht organiza feira em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil.
Em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no último sábado dia 18; a escola Rotary Fritz Lucht, organizou nessa sexta-feira (17), uma feira com diversos títulos, para que alunos de Pré até a 4ª série, pudessem exercitar o prazer da leitura. Circularam pela feira da escola mais de 200 crianças. Alguns livros também foram vendidos a valores baixos, para que as crianças e suas famílias pudessem adquiri-los. Uma forma para incentivar a leitura aos pequenos, e que os pais possam acompanhar essa atividade.
”O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem à criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades”, salienta a diretora da Escola, Salete de Oliveira.
Segundo a Coordenadora Pedagógica, Guilhermina Campos, “na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter”, diz.
“É esse jogo com o universo escondido no livro que pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo. Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização”, completa Guilhermina.
A Coordenadora Pedagógica ainda ressalta que, “o maior objetivo dessa feira, é desenvolver o gosto e o hábito da leitura, o ano todo, para que possamos trabalhar a leitura e interpretação das crianças dentro da sala de aula, por meio da produção de textos”, diz.
“As histórias infantis, além de desenvolver o interesse pela leitura, vêm também ampliar o universo vocabular, permitir o exercício da fantasia e da criatividade. Apresentando as fabulas, mostrando o bem/mal, virtude/vício, recompensa/castigo, possibilitam a discussão de padrões éticos e morais, e a formação de valores”, diz Guilhermina.
Segundo o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, “com essa iniciativa e através dos Contos, Poesias, histórias em quadrinhos, etc; que estão ao alcance de pais e professores, pode-se buscar o hábito na leitura, o prazer e a diversão que ela proporciona”, ressalta.
18 de abril – Dia Nacional do Livro InfantilO Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.