Alunos da Escola Nossa Senhora de Lourdes produzem trabalhos sobre o Dia do Índio.

Joaçaba – Em homenagem ao Dia do Índio (19 de abril), a Escola Nossa Senhora de Lourdes produziu projeto para envolver os alunos com a data comemorativa, e reconhecer a importância da contribuição indígena para a formação da cultura brasileira.

Os alunos tiveram que pesquisar os usos e costumes dos índios, reconhecer a influência da cultura, pesquisar as lendas e a importância para a formação do Brasil. Foram trabalhados ainda conteúdos como: Artes – abordando os desenhos, cantos, linguagem -, História, como primeiros habitantes, heranças – Geografia, onde vivem os índios, localização de maiores reservas indígenas e Ciências, a importância da natureza para a sobrevivência.

A Escola promoveu o trabalho com as turmas do Pré. Envolvendo mais de 20 alunos, com datas entre 4 e 5 anos, que produziram um mural com figuras abordando os costumes dos índios. Tentamos promover uma reflexão redesenhada sistematizada do povo brasileiro. Os alunos ficaram motivados e interessados pelo trabalho desenvolvido, explica a professora responsável pelo projeto, Maria Elisa Martins da Silva.

“Os alunos puderam perceber como a cultura indígena influenciou a nossa sociedade atual: a influência da língua, o uso de adornos no corpo, os banhos diários, entre muitas outras coisas presentes no cotidiano”, expõe a professora Maria Elisa.

Os estudantes utilizaram materiais de simples acesso, como areia, cola, gravetos, grama para ilustrar as ocas e as aldeias. “Possibilitando a eles e à sociedade a reflexão e o debate sobre a temática e, principalmente, resgatar sua cultura e história, além de valorizar o índio como sujeito histórico que muito contribuiu para a formação do Brasil, e que hoje em vários lugares encontra-se marginalizado”, ressalta a professora.

Ainda segundo a professora, foi feito um paralelo entre a criança indígena e as crianças que moram na cidade, “levando aos alunos a perceberem que o índio é uma pessoa real e atual, que apesar de ser discriminado, possui uma cultura muito rica, que em muito contribui para os nossos costumes, vocabulário e alimentação”, completa.

Para o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, “comemorar o dia do índio é necessário para mostrar aos alunos, a relação com a tradição e cultura, juntamente com o resgate dos valores indígenas, despertando nos estudantes a consciência para a preservação da natureza, da história e do nosso ambiente, pois a história indígena está muito ligada à preservação da natureza”, ressalta.