Município de Joaçaba decreta situação de emergência devido a estiagem.

Joaçaba –  A Comissão de Defesa Civil de Joaçaba esteve reunida na manhã desta quarta-feira(22), para discutir sobre a possibilidade de decretar situação de emergência devido a estiagem.

Todos os integrantes decidiram por unanimidade que o município deve adotar a medida, mesmo com as chuvas registradas nas últimas horas.

A última chuva significativa registrada pelos equipamentos do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto(SIMAE), em Joaçaba, havia acontecido no dia 19 de março, 27milímetros. No mês o volume total foi de 72 mm.até o dia 6 de abril, o volume registrado foi de apenas 1,6mm.

Somente nesta terça, (21) e nesta quarta(22), o acumulado chegou a 27 milímetros.

Diante deste quadro algumas comunidades do interior estão atravessando dificuldades, especialmente os distritos de Santa Helena e Nova Petrópolis.

Em Santa Helena já está faltando água, a barragem do rio que abastece a localidade secou,uma fonte alternativa não está mais dando conta.A solução foi buscar água em um poço que nunca havia sido utilizado.

Em Nova Petrópolis o poço profundo que abastecia a comunidade não está mais dando vazão.Na última segunda-feira(20),foi feito um trabalho de emergência,onde a bomba que puxa a água foi colocada 12 metros mais profunda,mesmo assim a captação ficou difícil.

O problema levou o SIMAE a pensar em outras alternativas.

“Já enviamos um pedido a FATMA para que informe os poços que foram perfurados nas áreas e onde nós possamos captar mais água caso a situação fique pior.”Informa Elizabeth Sartori,Diretora do SIMAE.

Após  a constatação de que o problema pode se agravar ainda mais, já que as previsões continuam indicando pouca chuva para os próximos dias, o Prefeito Rafael Laske assinou na tarde desta quarta-feira o decreto de Situação de Emergência.

“Nos reunimos com os membros da comissão Municipal de Defesa Civil e discutimos esta situação.As famílias das duas comunidades estão em sérias dificuldades por causa da estiagem,inclusive com falta de água.”Declarou o Prefeito Rafael Laske.

Com a assinatura do decreto o SIMAE poderá dispensar a licitação e se necessário comprar um sistema de maior potência para a captação da água no Rio do Peixe,entre outras ações. O equipamento está orçado em R$ 100 mil. Em uma situação que não fosse de emergência a compra seria demorada e burocrática. A medida será tomada caso a régua que marca o nível do rio desça a um marcador inferior a 45 cm, o que comprometeria a distribuição em Joaçaba,Herval d´Oeste e Luzerna . Atualmente a média está em 70 cm.