Prefeito Rafael Laske discute projetos importantes para comunidade de Joaçaba e região.
Em reunião hoje (17) pela manhã, o Prefeito Rafael Laske discutiu vários projetos. Recebeu em seu gabinete Oswaldo Leitholdt Jr., Gerente Administrativo da HISA/WEG, Luiz Sérgio Belló, Presidente do Aeroclube de Joaçaba e o Secretário da SDR, Jair Lorenzetti.
Foram discutidos vários assuntos, como o projeto da construção do trevo de acesso para a unidade da empresa WEG; uma execução de responsabilidade do DNIT. O trevo está localizado às margens da BR 282. Segundo Leitholdt Jr., Gerente Administrativo da HISA / WEG, “a falta do trevo é um problema para a empresa, que necessita de um espaço maior para que os caminhões possam manobrar”, diz.
Outro projeto que entrou na discussão, foi a pavimentação do acesso para a empresa WEG até a comunidade de Santa Clara. Segundo Jair Lorenzetti, Secretário da SDR, “os encaminhamentos já foram feitos, pois serão novos recursos. Essa obra é importante, pois a empresa trabalha com equipamentos pesados”, diz.Serão investidos 730 mil reais para a ampliação paralela. “Neste ano estamos retomando a discussão da execução da obra total. Essa reunião com o Prefeito Rafael serviu para reiniciar a discussão, e para agendar uma audiência com o Governador, para que possamos apresentar argumentos e justificativas, para que a obra tenha início. Essa audiência deverá acontecer nos próximos dias,” completa.
O prefeito Rafael Laske salienta que “as obras que serão realizadas tanto no trevo, quanto a pavimentação, beneficia a comunidade, a empresa, e ainda reflete no desenvolvimento e na segurança do município”.
AEROPORTO
Outro ponto da discussão permeou o projeto para o alargamento da pista do Aeroporto de Joaçaba, visando a segurança. Ainda foram abordados assuntos como o pouso de aviões de carga e o a operação de voos por instrumentos.Segundo Luiz Sérgio Belló, Presidente do Aeroclube de Joaçaba, “o pré-projeto de viabilidade traz o custo da obra em 7 milhões de reais”. Solicitamos também uma brigada do Corpo de Bombeiros, completa.
O prefeito Rafael ressalta que “na audiência com o governador também será entregue o projeto da adequação do aeroporto, uma exigência da ANAC para a segurança do aeroporto”, diz.
“Será feita uma parceria governo estadual e também federal para conseguirmos recursos para essa obra, pois apenas os recursos do município são inviáveis”. Ainda segundo o prefeito a base do Corpo de Bombeiros, no aeroporto, servirá para a prevenção. Será realizado ainda neste ano um concurso que abrirá 150 novas vagas para o efetivo do Corpo de Bombeiros.
AURORA
Foram discutidas ainda na reunião realizada na manha do dia 17, as soluções e alternativas para auxíliar o frigorífico AURORA. Rafael falou do empenho e do envolvimento das lideranças políticas, para que os trabalhadores não percam seus empregos. ”Queremos saber a posição da AURORA, para que façamos os investimentos. Será feito um estudo jurídico para se chegar a uma solução. O presidente da Cooperativa, esta mediando a conversa, com boa vontade de ajudar. E temos que decidir o rumo da empresa, para não prejudicar o município”, diz.
“A captação de água será feito do rio Caraguatá, e um projeto esta sendo realizado pela UNOESC, para que os efluentes não causem impacto ambiental.No início do mês de maio, iremos falar com a presidência da AURORA em Chapecó, para que possamos decidir se haverá investimentos ou não, e em quanto tempo a empresa voltara a funcionar”, completa Rafael.