Antecipando a Páscoa, Secretaria de Ação Social percorre programas sociais do município.

Joaçaba – Na última quinta-feira (09), a Prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria Ação Social, antecipou a Páscoa e fez entrega de kits com guloseimas para 180 crianças do município que participam de projetos sociais. A iniciativa da secretaria percorreu vários locais e entidades da cidade. Professoras, coordenadoras, servidores e idosos, também receberam lembranças.

Foram entregues kits para os PETIs (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), dos bairros Santa Tereza, Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora de Lourdes.

O PETI tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.

Apresentações artísticas e orações marcaram as visitações nos PETIs, com a visita do Vice-Prefeito Joventino De Marco, que se emocionou em ver a encenação da morte de Jesus Cristo, e as canções interpretadas pelas crianças. “O que pudemos ver é que as professoras e coordenadoras estão resgatando nessas crianças os valores cristãos, da morte e ressurreição de Cristo, bem como os reais valores dessa data; é emocionante ver a alegria nos olhos delas; são crianças que merecem nosso carinho e atenção, pois poderão ser nossos futuros professores, médicos, prefeitos, etc”, disse.

Segundo Waldemar Ronssen Jr. Secretário de Ação Social do município de Joaçaba, “em comemoração ao dia da páscoa, a secretaria de Ação Social teve o intuito de resgatar o sentido dessa data, realizando a entrega de lembranças, com xícaras personalizadas, bombons, balas, cartão. A Páscoa é um momento que encanta crianças e adolescentes, mas não é apenas chocolate e sim momento de reafirmar o compromisso com Jesus Cristo”, disse.

“As crianças integrantes do PETI são muito carentes e algumas famílias não possuem condições de presenteá-las nessa época do ano. Estamos fazendo nossa parte com muito amor e carinho, que é o presente maior que podemos oferecer para essas crianças”, complementa o Secretário.De acordo com a coordenadora dos PETIs, Irene Moreira Lopes, essa foi a primeira festa de Páscoa realizada pelo programa. "É uma satisfação muito grande poder oferecer um momento como este para essas crianças. Me sinto realizada em participar e trabalhar para alegrar essas crianças que vivem numa situação difícil. Com essa atitude, a Administração mostra sua sensibilidade também com as crianças, proporcionando um pouco de alegria e felicidade a elas", disse Irene.