Secretaria Municipal de Educação realiza reunião pedagógica para discutir o ensino municipal.

Com o intuito de melhorar cada vez mais o trabalho docente do ensino municipal, a Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda-feira(06), reunião pedagógica com diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais, a fim de unir esforços para a melhoria na educação. Estiveram presentes representantes de entidades do município como: CRAS, Fundação de Cultura, Esporte e Lazer, Departamento de Cultura, Conselho Tutelar, Sentinela; para apresentação dos projetos desenvolvidos por esses setores e departamentos.

A Professora Ana Beatriz Brancher, Diretora de Ensino da Secretaria de Educação, destaca que “a reunião teve como pauta a apresentação de projetos e atividades realizadas pelas entidades e setores da Prefeitura Municipal; para discutir a realidade da educação municipal, socializar os professores, envolver as entidades e promover mudanças, tomando medidas eficazes para otimizar o trabalho em conjunto”.

As entidades e setores do município apresentaram suas atividades. Foram discutidas as ações em conjunto para agregar forças, desenvolvendo projetos que beneficiem a sociedade. Através da Cultura, do Esporte e Lazer estimulando os alunos com os núcleos de iniciação desportiva e atividades complementares.  Com a retomada do esporte amador e comunitário e a 37ª OLIEJHO, que virá com novidades como competição cultural e virtual.

Ainda com o Departamento de Cultura desenvolvendo inúmeras atividades, executando ações comunitárias, evidenciando o trabalho do município.  Com o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social ampliando sua atuação. Realizando atividades para a Melhor Idade, e para encaminhamento de pessoas das famílias atendidas ao mercado de trabalho. Com o Programa Sentinela abordando nas escolas de forma educativa a violência e a exploração infantil, com apoio jurídico, psicossocial, etc. Com o Conselho Tutelar zelando pelos direitos das crianças.  Com o PETI  – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa de Medidas Sócio- Educativas / Liberdade Assistida, atuando na retirada de crianças das ruas e do trabalho perigoso em nosso município.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Sérgio Lazzarini destacou que “a reunião pedagógica realizada é um espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Informações que viram conhecimentos e planos que se concretizam.”

Informações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual da Secretaria, foram colocadas a disposição das diretoras e coordenadoras das escolas, bem como os eventos que serão realizados, como o Colóquio Estadual de Educação Infantil e Conferência Municipal de Educação, que irá ocorrer em maio. Foram debatidas questões administrativas e pedagógicas. “É fundamental esclarecer quais são os aspectos que podem ser influenciados pelos dois campos para que se evitem discursos trocados e argumentos atravessados. Os professores e diretores da rede municipal estarão acompanhando efetivamente as ações da Secretaria Municipal de Educação”, completou o Secretário.

Lazzarini ainda destacou que serão feitas inúmeras ações como a ampliação e reforma de espaços e escolas do ensino infantil. Juntamente com a preparação para a incorporação do ensino fundamental do governo. Ainda a aquisição de veículos, como ônibus e carros para uso da Secretaria e das escolas. E a ampliação da compra de materiais didáticos.