Sucesso na primeira edição do Fórum do Esporte e Lazer de Joaçaba.

Joaçaba – O I Fórum do Esporte e Lazer de Joaçaba, batizado com o nome do Comendador Rudi Nodari, encerrou atingindo todos os objetivos propostos pela organização.

O evento aconteceu na quinta(9) e na sexta(10), no teatro Maestro Alfredo Sigwalt e reuniu entidades, clubes, representantes de comunidades, dirigentes e acadêmicos. As discussões ocorreram em torno de uma proposta para a área no município.

Na noite da quinta-feira, após a abertura, aconteceu uma palestra com o Superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura – Roberto Wesoloski. Bétinho falou sobre a história do esporte no município, desde a década de 40 até os dias atuais, resgatando fatos e personagens marcantes de todas as modalidades.

Durante a palestra o Superintendente prestou uma homenagem a um dos maiores nomes do esporte no Estado,Rudi Nodari,um dos fundadores dos Jogos Abertos de Santa Catarina.O momento foi marcante.

A  história esportiva do Comendador foi contada através de um resgate fotográfico. Entre as particularidades, o registro de que Rudi Nodari organizou  em Joaçaba os primeiros jogos poliesportivos do Estado,em 1958,que serviu de modelo para que dois anos depois fossem criados os JASC.

O homenageado não conteve as lágrimas,assim como boa parte da platéia,que o aplaudiu de pé por cerca de 5 minutos.

“O que fizemos foi nada mais do que reconhecer a importância do seu Rudi para o esporte de Joaçaba. Santa Catarina deve muito a este homem, que junto com outras figuras históricas criou uma competição que até hoje permanece com seus ideais.”Declarou Wesoloski.

Propostas.

Na sexta-feira, os palestrantes foram os professores Rudi Nodari Júnior, Raylander Righi e Nilso Ouriques.Em debate estiveram o desporto de rendimento,escolar e comunitário.Os participantes puderam ainda interagir e ajudar a escolher as prioridades para o esporte e para o lazer no município.

Entre as  novidades esteve a proposta de revitalização da Oliejho, uma competição entre os estabelecimentos de ensino de Joaçaba e Herval d´Oeste.

“Para as próximas edições a Oliejho será além de esportiva cultural.Os alunos vão se envolver em tarefas que abordem poesia,teatro entre outros aspectos.”Explica o Superintendente Roberto Wesoloski.

O grande diferencial é a criação da Oliejho Virtual,que se insere na era da internet.

“Quando a Oliejho foi criada, há 20,30 anos, não existiam muitas opções para a garotada,mas atualmente há uma concorrêncIa forte com o computador.Pensando nisso vamos criar a Oliejho Virtual.Serão dadas tarefas e criadas provas que façam os alunos pesquisarem na internet e levarem estas pesquisas  para a escola.O tema será sempre o esporte.”Complementa Bétinho.

Nos próximos dia a equipe da Fundação estará redigindo uma carta com todas as propostas discutidas e as prioridades escolhidas durante o fórum. O documento será publicado para que todos tenha acesso.A idéia é de que o evento seja permanente e a cada ano tenha o nome de uma personalidade do esporte joaçabense.