Escola Municipal Anita Lopes Vieira desenvolve projetos que incentivam a leitura e a pesquisa.

A Escola Municipal Anita Lopes Vieira, distrito de Santa Helena está visitando desde a semana passada a Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, desenvolvendo um projeto chamado “Poesia da Anita”; alunos de várias séries estão realizando pesquisas sobre Poesias e Astronomia. Poetas como Cecília Meirelles e Vinícius de Moraes estão sendo estudados.

Na última sexta-feira(03), a 3ª série da EM Anita Lopes Vieira, iniciou o projeto com 13 alunos que pesquisaram poemas, vida e obra de Vinícius de Moraes; e sobre o sistema solar, para um projeto de astronomia. Nos próximos dias 08, 15 e 17 os alunos de outras séries da escola também farão a visita à biblioteca.

A Professora Jocelaine Vieiro Canali, destaca “trazer os alunos á biblioteca abrange muito mais o assunto, pois eles têm acesso a mais livros, e sentem mais vontade de aprofundar a pesquisa. Porque na escola é limitado. E assim elas estão conhecendo o ambiente de uma verdadeira biblioteca”. Ela ainda afirma que “esse tipo de projeto que vem sendo realizado pela escola, estimula a pesquisa, e as discussões e argumentos em sala de aula”.

O Secretário de Educação Sérgio Lazzarini revela que “a ida a uma biblioteca é"um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter. “Esse jogo com o universo escondido no livro "pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo”.

“O universo da poesia é muito rico e encantador, e o professor é o mediador, e o iniciador das crianças neste mundo maravilhoso da leitura. E sabemos que o trabalho com leitura deve ser lúdico, prazeroso e bastante agradável”. Completa Lazzarini.

A aluna da 3ª série que iniciou as visitas a biblioteca, Jucelaine Bonamigo, ressalta “estou entusiasmada com as pesquisas, já vimos a vida e obra de Vinícius de Moraes, e vir a biblioteca é bem diferente do que pesquisar na escola. Adorei as poesias A Porta e A Casa, de Vinícius de Moraes”.

Lazzarini ainda ressalta, “o professor necessita de novas ferramentas, precisa trabalhar este tema com cuidado para que possa encontrar subsídios de como passar esse conhecimento para os alunos, de como encantá-los e animá-los. Mas tudo depende da criatividade do professor”, diz.

“É necessário realizar muitas atividades com os alunos; ler muitos livros, utilizar pesquisas, descobrir coisas novas; como também sair das quatro paredes da sala de aula e ir ao campo ou pátio, sentir a natureza. E ainda incentivar a ida a biblioteca, como estamos fazendo; quem sabe isso ajudará a incentivar os alunos ao mundo da poesia, porque – de repente – eles se sentem inspirados, contagiados e motivados,” afirma Jocelaine.